
Marcada para esta quinta-feira (31), a Corrida Internacional de São Silvestre reunirá corredores de 37 países e de todos os estados do Brasil, com cerca de 30 mil pessoas. Os corredores percorrerão os 15 quilômetroa com largada a partir das 8h, na Avenida Paulista, altura da rua Frei Caneca, e chegada será em frente ao número 900 da mesma Paulista. Longe do topo do pódio há alguns anos, o Brasil terá diversas estrelas para tentar acabar com esse jejum na principal corrida de rua da América Latina e que fechará, mais uma vez, o ano esportivo nacional.
Com os melhores desempenhos em 2014, Giovani dos Santos e Joziane Cardozo encabeçam a relação de destaques nacionais na prova deste ano. No masculino as demais atrações serão Solonei da Silva, vencedor da Maratona de São Paulo, e que tem no currículo feitos como o ouro da maratona nos Jogos Pan-Americanos em 2011, em Guadalajara (México). Venceu também, no começo do ano, a 9ª Meia Maratona Internacional de São Paulo, e, recentemente, foi quinto na Volta Internacional da Pampulha; Wagner da Silva Noronha, campeão, em 2014, da Corrida Eu Atleta São Paulo; Damião dos Santos, sétimo na São Silvestre do ano passado, Gilmar Silvestre Lopes, José Marcio Leão, Paulo Roberto de Almeida Paula e Altobeli da Silva, entre outros.

Entre as mulheres, o país ainda contará para tentar acabar com a hegemonia estrangeira, entre outras, com Sueli Pereira da Silva, que tem se colocado entre as melhores nas principais provas do país. Na Pampulha do ano passado ela terminou em quarto lugar e foi quinta na edição deste ano. Na São Silvestre, ficou em sexto em 2013; Marizete Moreira da Silva, bicampeã da São Silvestre; Cruz Nonata, sétima em 2013; Sirlene Pinho, e Tatiele de Carvalho, que foi a melhor atleta nacional da São Silvestre em 2012, com o sexto lugar.
A programação da prova prevê como primeira atividade a retirada do kit e do chip, que começou ontem e prossegue hoje das 9h às 19h, e amanhã, das 9h às 16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida – Rua Manoel da Nóbrega, 1.361, em São Paulo. O kit deverá ser retirado preferencialmente pelo atleta inscrito. Para retirada por terceiros, verificar o regulamento da prova no site oficial do evento.
Inspiração francesa em 1924

Tudo começou com o jornalista paulista Cásper Líbero, da Gazeta Esportiva, que se inspirou em uma corrida noturna francesa na qual os atletas carregavam tochas. Após assistir ao evento em Paris, em 1924, ele quis realizar uma prova noturna em São Paulo, cuja primeira edição aconteceu quase no fim de 31 de dezembro de 1925. Tem esse nome porque homenageia o santo do dia. A São Silvestre foi disputada na noite de 31 de dezembro até 1988. Em 1989, passou a ser realizada à tarde. Desde 2012 acontece no período da manhã e desde 1991 o percurso da prova tem 15 km.
por Jota Carvalho