
Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação
Domingo passado, primeiro dia deste novembro, a temperatura máxima dominou o Estádio Mário Formigão, na Palhada. Na jornada dupla válida pelas quartas de final de volta do Iguaçuano da Primeira Divisão, Tradição x Miguel Couto, às 11h, e Roma x Raça, de Vila de Cava, às 13h, protagonizaram cenas de bom futebol e nervosismo total em busca da vaga na outra fase da competição promovida pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, com apoio da prefeitura da cidade.
>> Boa vantagem do Tradição ajudou – Após golear no Joel Pereira por 4 a 1, na partida de ida, o Tradição recebeu o Miguel Couto com tranquilidade e começou confirmando seu favoritismo ao fazer 1 a 0 aos 11 minutos, depois de o Miguel Couto tentar balançar a rede em duas oportunidades. Chen, o melhor em campo, recuperou a bola perto da linha de fundo e chutou sem ângulo. A redonda entrou no canto direito, para surpresa do goleiro Maicão. Aos 20, no bom cruzamento de Ygor, ninguém do Miguelão apareceu na área para concluir, com a meta vazia.
Cinco minutos depois, Michel cobrou pênalti de Neném em Alessandro e colocou 2 a 0 no placar. O segundo gol parece que deixou as duas equipes desmotivadas. Uma pela quase certeza da classificação e a outra sem poder de reação. O jogo ficou feio e os chutões prevaleceram.

Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação
O Miguelão voltou para o período complementar tentando tudo e diminuiu com Jardel cobrando pênalti, aos cinco minutos. No lançamento de D’Ângelo, aos 30, Wellington Velho, marcou o terceiro do time do Jardim Palmares, e novamente Jardel quase no final, aproveitou rebote do goleiro Vinícius e balançou a rede pela segunda vez. E ficou nisso.
No apito, Cláudio Medeiros teve boa atuação. Os assistentes, Jocelino Henrique de Melo e Luiz Carlos da Conceição, acompanharam o bom desempenho do juizão.
Fabio, do Miguel Couto, recebeu o único cartão amarelo aplicado em todo confronto.
No final, Chen, do Tradição, e Neném (Miguelão), destaques da partida, foram premiados pela Danopé Esportes e Max Bag Bolsas, através do lendário treinador de futebol da Cidade, Rubem Forbes.
>> Tradição: Vinicius, Dilsinho, Leandro (Michel Moreira), Thiago e Raí (Wellington Velho); Serginho, Bruno, D’Ângelo (Amarelinho) e Michel; Alessandro e Tchen (Diogo). Técnico: Leandro Pulga.
>> Miguel Couto: Maicão, Moises (Júlio), Neném, Fabio e Arthur; Caneco (Wiverson), Dudu (Josilei), Jardel e Guigui (Betinho); Alex e Igor (Thiago). Técnico: Carlinhos Baumgratz.
Horizonte e Aymoré também estão na outra fase
No Estádio Joel Pereira, em Miguel Couto, o Horizonte atropelou o Ferrari – 6 a 1 – e garantiu sua vaga na próxima etapa. O zero a zero foi o resultado do primeiro confronto entre ambos.
Mesmo com a vantagem do empate o treinador Binha colocou uma equipe bastante ofensiva em campo. No primeiro tempo, o Horizonte bateu 3 a 1 no placar, o que animou bastante os torcedores da Vila Carmari. Na etapa final, o Ferrari esboçou reação mais a determinação do Horizonte foi predominante. Cebolinha e Jean (duas vezes cada um), Bruno e Gustavo Ferreira montaram a goleada, enquanto Fabrício fez o tento de honra do Ferrari, de Belford Roxo.
O trio formado pelo árbitro Daniel Victor Costa, e os assistentes, Renato Xavier e Luan da Silva Araújo, teve excelente atuação.
>> Horizonte: Thiego, Marquinhos (Márcio), Emerson, Pelé e Hugo; Thiago, Fabiano (Gustavo Ferreira), Gustavo (Iago) e Cebolinha; Jonas (Alan) e Jean (Bruno). Técnico: Binha da Silva.
>> Ferrari: Yuri, Jacaré (Jorge Maycon), Thiago (João Paulo), Tiago Pequeno e Fabricio; Cinha, Pincel, Maiquinho (Ronaldinho) e André; Marlon (Michel) e Zinho. Técnico: Ricardo Oliveira.
>> Índio perde, mas avança – O Aymoré, mesmo sendo derrotado pelo BNH por 1 a 0, no Marcelão, em Corumbá, também garantiu presença nas semis pelo saldo de gols. No jogo de ida bateu o adversário em casa (2 a 0). O goleiro Jonny com defesas portentosas garantiu a classificação do time.
Raça avança às semifinais com derrota
por 3 a 0 e no sufoco

Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação
Na partida de ida das quartas de final o Roma levou 5 a 1 do Raça, de Vila de Cava, e entrou em campo mordido, ‘comendo grama’ e com o coração no bico da chuteira. Os rubro-anis precisavam da vitória por quatro gols de diferença e mostraram essa vontade no primeiro tempo quando meteram 3 a 0 no marcador.
No início movimentado, aos oito minutos, o lateral Digão avançou pela esquerda, tentou cruzar e a bola entrou. Aos 10 e 11 minutos, respectivamente, Julinho (Raça) e Renê (Roma) desperdiçaram boas chances, mas aos 20, o mesmo Renê escorou falta cobrada por Nem e colocou na rede. Quatorze minutos após o gol de Renê, Rafael Garrafa, zagueiro do Raça, jogou contra o próprio patrimônio. No cruzamento sobre a área ele tentou atrasar a bola ao goleiro Baiano e fez 3 a 0 para o Roma. Só faltava um gol para a vaga ser do Roma.
O segundo tempo começou mais catimbado ainda. Com os nervos à flor da pele os dois times tinham deveres diferentes: o Raça segurar a vantagem ameaçada e o Roma marcar o quarto gol e começar a sonhar. E isso quase se tornou realidade, na melhor jogada de área dos 45 minutos finais. Fred limpou a jogada na grande área e chutou rasteiro, na rede, pelo lado de fora.
No entanto, o fragilizado Raça do primeiro tempo ressurgiu das cinzas e segurou a derrota até o final. A necessidade do Roma se transformou em desespero e o time teve três jogadores expulsos de campo por agressão verbal ao árbitro: Fred, Renê e Codó.
Em um jogo emocionalmente difícil de arbitrar, louve-se a atuação de Eduardo da Silva e seus auxiliares, Leílson de Oliveira Lima e André Luiz Gomes.

Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação

Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação
Receberam cartão amarelo: Bruno, Alex, Renê e Douglas (Roma); Marcelinho, Vaguinho e Miller (Raça). Cartão vermelho para Fred, Renê e Codó, os três do Roma.
Um monstro em campo, o meia Miller, do Raça, foi eleito craque do jogo, e Nani (Roma), o segundo melhor. Os dois receberam premiações da Danopé Esportes e Max Bag Bolsas, respectivamente.
>> Roma: Karu, Nena, Bruno, Berimbau e Digão (Alex); Codó (Bimbinha), Nani e Fabinho; Fred, Renê e Douglas (Prefeitinho). Técnico: Pephe Guardiola.
Raça: Baiano, Marcelinho, Rafael Garrafa, Maurício (Felipe) e Tiziu; Vaguinho (Marlinho), Lauã, Miller e Julinho (Lorran); Sávio e Robson Silva. Técnicos: Tiago Deodato e Wallace Souza.
>> Semis começarão no domingo – A Liga de Desportos de Nova Iguaçu confirmou para o próximo domingo (8), a realização das partidas de ida da fase semifinal, Aymoré x Raça e Horizonte x Tradição. Até o fechamento desta edição, a entidade ainda não havia definido os locais e horários dos jogos. Raça e Tradição contam com a vantagem de jogar por dois empates.
Por Jota Carvalho