
Foto: Jota Carvalho
Um jogão de bola! Assim foi a partida de volta da Taça Cidade de Nova Iguaçu de futebol Sub-20, no sábado (2), no Estádio Joel Pereira (Esporte Clube Miguel Couto). A vitória foi do Raça, de Vila de Cava, sobre o Barros, de Santa Rita, por 2 a 0, mas quem levou o caneco foi o segundo, por ter ganho a partida de ida (3 a 0). Bruno e Ratinho balançaram a rede.
>> O jogo – O equilíbrio marcou o primeiro tempo da final até o 25º minuto. A partir daí o Raça, que precisava marcar três vezes para ganhar o título, iniciou a pressão, enquanto o Barros passou a ceder espaços e colocar a vantagem em perigo. A blitz rubro-negra deu resultado aos 35 minutos, quando o zagueiro Bruno subiu mais do que os zagueiros e colocou de cabeça a bola no fundo da rede. Na jogada anterior, Ratinho na pequena área perdeu gol feito.
O Raça voltou para o período complementar com a mesma pegada e querendo o resultado. Aos cinco minutos, Ratinho escorou cruzamento de Aílton e fez 2 a 0. O gol incendiou a decisão. Para evitar o pior, o técnico Everton Guará orientou seus comandados, arrumou o time em campo e conseguiu equilibrar de novo as ações. O atacante David, aos 11, quase diminuiu completando jogada de contra-ataque, que o deixou livre na grande área. Ele caprichou no chute, mas a bola passou raspando o travessão da meta defendida por Irwing.

Foto: Jota Carvalho
O Barros teve outra chance para marcar aos 12. Guilherme cabeceou, Irwin defendeu, a bola tocou no travessão e Leopoldino, salvou em cima da linha.
O tempo corria e o nervosismo aumentava dentro e fora de campo. O Raça teve aos 43 minutos uma falta na entrada da área, porém Ailton cobrou na barreira e a zaga salvou.
>> Incidente – Quando o termômetro marcava 30 minutos de bola rolando no segundo tempo, o bom árbitro, Daniel Victor Costa e Silva teve de suspender a peleja e sair do gramado acompanhado pelos auxiliares, Renato Xavier e Luan Silva Araújo. Próximo da linha lateral, direita de ataque do Raça, o treinador Everton Guará caiu atingido por objeto não identificado, arremessado da arquibancada. Após meia-hora de paralisação a partida recomeçou com a chegada de policiais militares do 20º BPM.
Nos acréscimos, Rodriguinho ainda perdeu o gol do título. Na arrancada pela esquerda de ataque ele bateu dois zagueiros na corrida, mas errou a finalização. Era a deixa para a festa aurianil do Barros Futebol Clube, que explodiu após o juizão dar cinco minutos de acréscimos e apitar o fim do confronto. Torcedores, comissão técnica e jogadores comemoraram bastante o titulo de 2016.
Na premiação, o desportista e treinador do Esporte Clube Miguel Couto, Zilla Cardoso, laureou André Luiz, do Bayer Esporte Clube, com o troféu de artilheiro da competição (13 gols). Carlinhos Silva Moreira, presidente do Miguelão, passou às mãos de Ailton, capitão do Raça, o troféu de vice-campeão, e novamente Zilla entregou a taça de campeão para Vitor Lima e Guilherme, ambos do Barros.
A alegria pela conquista no gramado
Um dos mais felizes com o título, o atacante David agradeceu o apoio da comunidade, a união da equipe e à força da família. “A gente sempre espera ganhar uma competição, na qual lutamos para isso. Muito obrigado aos colegas de time, aos diretores, ao meu pai, minha família. Valeu mesmo”, disse ao JORNAL DE HOJE.
O comandante do time campeão, Everton Guará, também falou da alegria de levantar o caneco: “É um prazer fazer parte da campanha maravilhosa desses meninos. Há muito tempo o objetivo deles vinha sendo interrompido. Agora, jogando um pelo outro em campo o título foi alcançado”, vibrou.
FICHA TÉCNICA
RAÇA 2 x 0 BARROS
Competição: Taça Cidade de Futebol Sub-20
Promotora: Liga de Desportos de Nova Iguaçu
Local: Estádio Joel Pereira, em Miguel Couto
Data/Hora: 2 de julho de 2016 – 13 horas
Arbitro: Daniel Victor Costa e Silva (CBF)
Assistente 1: Renato Xavier (Ferj)
Assistente 2: Luan Silva Araújo (Ferj)
Cartão amarelo: Tuzinho (RA); Gladson, Igor Luna, Guilherme, Gugu e Vitor Lucas (BAR).
Gols: Bruno, aos 35 minutos do primeiro tempo e Ratinho, aos cinco do segundo.
>> Raça: Irwing, Rony, Bruno (Brizio), Leopoldino e Tuzinho; Wellison, Espirro (Eduardo), Pepinho (Rodriguinho) e Ailton; Ratinho (Rayan) e Carlinhos. Técnico: Mauro Junior.
>> Barros: Tiago, Cebola, Victor Lima, Vitor Lucas e Igor Luna; Gladson (Breno), Igor, Mauro (Gugu) e Felipinho; Guilherme e David (Popó). Técnico: Everton Guará.
por Jota Carvalho