
Foto: Ricardo Stuckert/CBF
O Flamengo foi o time mais disciplinado da Série A do Campeonato Brasileiro 2016. Após 38 rodadas da competição, o Rubro-Negro foi a equipe com menos advertências, recebendo o total de 62 cartões amarelos, uma média de 1,63 por partida. Com a campanha mais limpa dentro de campo, o clube carioca garantiu o Troféu Fair Play da temporada, entregue na segunda-feira (12), durante a cerimônia do Prêmio Brasileirão, realizada na sede da CBF.
O meia Diego representou o Clube de Regatas Flamengo na cerimônia de premiação e comentou sobre a postura disciplinar do time ao longo da competição.
“Acredito que temos que aprender mais com eles nesse aspecto. Sem dúvida aprendi muito com eles (na Europa). Eles costumam ter um jogo mais limpo e mais justo. Acredito que técnicos e os jogadores, me incluo nisso, temos que ajudar nas decisões dos árbitros. Saber que nós também fazemos partes das decisões dos árbitros. Acredito que quando a gente aprender que também fazemos nossa parte, conseguiremos.

Foto: Gilvan de Souza/Divulgação
Para formar o ranking, são contabilizados cartões amarelos, vermelhos, faltas, além de expulsões de integrantes da comissão técnica, para gerar a tabela de pontuação das infrações. O Troféu Fair Play foi idealizado pela CBF em 2013, quando o Vitória foi o ganhador. Depois, Atlético-PR (2014) e Corinthians (2015) foram os times mais disciplinados.
“Moedas de troca” por reforços na Gávea
Na visão da diretoria do Flamengo e do técnico Zé Ricardo, o elenco rubro-negro está bem encaminhado para a disputa da próxima temporada. Tanto que a estratégia do clube para 2017 passa pela chegada de alguns reforços pontuais e pela reposição de possíveis perdas, uma vez que a janela de transferências internacionais está aberta. Para conquistar alguns nomes no mercado e sem precisar de muitos recursos, já que o orçamento será menor em 2017, a ordem é aproveitar peças do atual elenco que possam ser vistas por outras equipes como “moedas de troca”.

Fptp: Gilvan de Souza/Divulgação
Integram a lista de nomes que podem ser envolvidos em trocas o goleiro Paulo Victor, o meia Adryan e o atacante Marcelo Cirino. Este último parece ter caído em desgraça com a torcida por conta de algumas atuações ruins. O Atlético-PR estaria interessado em repatriar o jogador para a disputa da Copa Libertadores, e a transação é vista com bons olhos pelos flamenguistas, mesmo que nenhum atleta do Furacão desperte as atenções de Zé Ricardo.
Paulo Victor não deseja permanecer mais uma temporada na reserva e gostaria de ser emprestado para atuar como titular em 2017 e se valorizar. Hoje Alex Muralha, constantemente convocado para a Seleção Brasileira desde que Tite assumiu o comando, é visto como titular absoluto. A principal preocupação do Rubro-Negro diz respeito aos períodos em que Muralha estiver com o time canarinho. Justamente por isso, foi tentada a contratação do paraguaio Gatito Fernández, que se destacou pelo Figueirense no Campeonato Brasileiro. Porém, o Botafogo foi mais rápido e acertou com o estrangeiro.
O meia Adryan chegou a jogar no futebol europeu, mas não tem conseguido se firmar no Flamengo. A ideia da diretoria dessa vez é emprestá-lo a algum clube brasileiro para a disputa da próxima temporada.
O Flamengo ainda tenta negociar a permanência do atacante Fernandinho, que está emprestado pelo Grêmio somente até o fim deste ano. O que atrapalha os planos dos dirigentes é que o técnico Renato Gaúcho gosta do futebol do jogador, que é visto com bons olhos para integrar o elenco que vai disputar a Libertadores. Os gremistas também não pretendem reforçar um rival que está participando do mesmo torneio continental.
O elenco do Flamengo está de férias até o dia 11 de janeiro, quando acontece a reapresentação. O adiamento do fim do Brasileirão por conta do acidente aéreo que envolveu a delegação da Chapecoense, levou o Rubro-Negro a adiar a volta do plantel, anteriormente prevista para 4 de janeiro. Assim, o clube decidiu cancelar a participação no torneio amistoso Florida Cup, que acontece nos Estados Unidos. O primeiro jogo oficial será mesmo a estreia no Campeonato Carioca, diante do Boavista, clube que anunciou Joel Santana como técnico. O duelo acontecerá no último fim de semana de janeiro.
por Jota Carvalho