
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A segunda edição do Campeonato Brasileiro Sub-20 consagrou o Botafogo como grande campeão de 2016. O time da Estrela Solitária venceu o Corinthians na decisão por 2 a 0, na Arena Corinthians, no dia 20 de setembro. Desde maio, contudo, 20 equipes de base de grandes clubes brasileiros entraram em ação na mais recente competição nacional da categoria. Os vestibulandos da bola mostraram muita vontade nos gramados de Norte a Sul do país, e os torcedores puderam acompanhar talentos que defenderão a equipe profissional dentro de pouco tempo.
Ao longo dos quatro meses de torneio, foram realizados 70 jogos e 176 gols marcados – média de 2,5 por partida. Goleadas, empates e viradas fizeram parte da trajetória da segunda edição pelo título do Brasileiro Sub-20, acompanhando o espírito da competição: muita velocidade e intensidade. Relembre os principais momentos da competição e confira a história da edição 2016:
>> Primeira fase – Na primeira fase do campeonato, os 20 times participantes foram divididos em quatro grupos, no qual os dois melhores colocados de cada se classificaram à etapa seguinte. Abrindo a competição, a rodada de início ficou marcada pelo protagonismo de quem viria a ser campeão: o Botafogo foi o único mandante a vencer, ao bater o Vitória, de virada, por 2 a 1.
A segunda rodada, por outro lado, ficou lembrada pela potência dos clubes atuando em casa, com resultados positivos em quatro jogos e outros quatro empates, sem chances para os visitantes. A pontaria dos atacantes também esteve afiada durante a competição, em especial do atacante Pedro, do Fluminense, que marcou sete gols – sendo três deles na mesma partida, na quarta rodada, contra o Santos. No entanto, o maior marcador do Brasileiro Sub-20 foi o xará, do tricolor paulista: Pedro Gomes Bortoluzo com 8 bolas na rede.
>> Segunda fase – Oito times conquistaram vaga na segunda fase: Botafogo, Corinthians, Coritiba, Fluminense, Grêmio, Internacional, Ponte Preta e São Paulo. Entre os classificados, o Tricolor Paulista encerrou a etapa inicial do campeonato com 100% de aproveitamento, assim como o Tricolor Carioca. O Botafogo também foi bem e conseguiu a classificação sem derrotas, com três vitórias e um empate.
O Fluminense também ganhou destaque pela sequência de invencibilidade: 1.530 minutos sem perder. Mas a longa caminhada do Tricolor das Laranjeiras foi interrompida pelo Corinthians, que também tirou a marca de invicto do Botafogo. Já o Coritiba apareceu por ser uma máquina de gols fora de casa, inclusive com duas vitórias seguidas por 3 a 0 como visitante.
Um número chamou atenção no início da segunda fase em relação a edição anterior do Brasileiro Sub-20. As equipes visitantes chegaram mais ao gol com sucesso em 2016, marcando mais vezes do que mandantes até a segunda rodada. Um confronto que ilustra bem a situação foi a goleada por 4 a 0 do Corinthians sobre o Fluminense, na qual o atacante Léo Jabá, frequentemente convocado para a Seleção Sub-20, brilhou em campo. Ao todo, o jogador que representa o Brasil desde a Seleção Sub-17 marcou 4 gols na competição.
Ao fim de 24 jogos, Botafogo, Corinthians, Coritiba e Internacional apresentaram os melhores resultados e conseguiram se classificar para a semifinal.
De um lado, Botafogo x Coritiba, e do outro, Corinthians x Internacional. Os jogos foram decididos nos grandes estádios Couto Pereira, Beira-Rio, Arena Botafogo e Arena Barueri e não faltaram momentos emocionantes. Nos confrontos de ida, empate entre a Estrela Solitária e o Coxa por 2 a 2, e vitória do Colorado sobre o Timão por 1 a 0. Na volta, equilíbrio e reação. O Botafogo colocou os pés na final ao abrir o placar na Arena Botafogo logo no início do jogo. O Coritiba chegou a alcançar o placar nos minutos finais mas parou por aí, e a vaga na final foi confirmada ao Alvinegro pelo resultado fora de casa. O Corinthians, por sua vez, precisando do resultado para ir à decisão, virou a vantagem do Internacional e alegrou os torcedores com 2 a 0 em Barueri.
>> Final – A final da segunda edição do Brasileiro Sub-20 foi decidida entre Alvinegros. O time carioca entrou com vantagem no histórico do confronto, com duas vitórias contra uma do Timão, e acabou aumentando as estatísticas em seu favor. Na primeira partida da decisão, prevaleceu o empate em 1 a 1 com o Corinthians abrindo o placar e o Glorioso buscando o empate no segundo tempo. Com o placar equilibrado, o grande vencedor seria conhecido na Arena Corinthians.