Após o empate no tempo normal e a vitória nos pênaltis, o vermelho e preto virou festa no Pacaembu
Fotos: Gilvan de Souza/Divulgação
Ontem, após empate em 2 a 2 no tempo normal, o Flamengo reagiu espetacularmente, bateu o Corinthians nos pênaltis (4 a 3) e conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Os times se enfrentaram no Pacaembu, em São Paulo, no dia do aniversário de 462 anos da capital paulista.
Foi a terceira conquista do Flamengo na competição, atualmente sub-20. O clube já havia faturado o título em 1990 e 2011.
O goleiro rubro-negro Thiago, que havia brilhado com pelo menos duas grandes defesas no tempo normal, defendeu duas cobranças de pênaltis e foi o herói do título.
Na etapa inicial o Flamengo pressionou o Corinthians. As três primeiras chances foram dos rubro-negros, antes dos 15 minutos, mas o goleiro Filipe fez belas defesas nos chutes de Matheus Sávio e Cafu. Paquetá, que apareceu livre na área, se atrapalhou com a bola e não conseguiu chutar.
Empurrado pela torcida, o Corinthians foi para cima e abriu 2 a 0, com Gabriel Vasconcelos e Matheus Pereira. Mas o Megão não se entregou. No segundo tempo, Paquetá aproveitou sobra de bola na área e estufou a rede, mas o auxiliar marcou impedimento inexistente do garoto. Logo na sequência, porém, o gol saiu. Em novo escanteio, dessa vez Trindade apareceu livre e cabeceou com tranquilidade para o fundo da rede, diminuindo a desvantagem. Na sequência, Cafu puxou contra-ataque e abriu na direita para Matheus Sávio. O meia chutou na saída de Filipe, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol. O empate colocou o Fla de novo na briga pelo terceiro caneco da competição.
Nas penalidades, Maycon, Guilherme e Dawhan fizeram. Matheus Pereira tentou cavadinha e mandou por cima do gol, Gabriel Vasconcelos praticamente recuou e Claudinho parou em defesa do goleiro. Pelo campeão, Thiago Ennes, Ronaldo, Paquetá e Patrick fizeram, compensando os erros de Kleber e Thiago.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS (3) 2 X 2 (4) FLAMENGO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data: Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Horário: 10h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Gomes da Silva (SP)
Assistentes: Daniel Gomes Ziolli e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)
Público: 29.212 pagantes
Renda: R$ 632.870,00
Cartões amarelos: Gabriel Vasconcelos, Matheus Pereira e Filipe (Corinthians); Thiago (Flamengo)
Gols: Gabriel Vasconcelos, aos 18, e Matheus Pereira, aos 25 minutos do primeiro tempo (Corinthians); Trindade, aos três minutos, e Matheus Sávio, aos oito do segundo tempo, para o time da Gávea.
>> Corinthians: Filipe; Léo Príncipe, Vinícius Dell’Amore, Dawhan e Guilherme Romão; Waryan (Matheus Vargas), Maycon e Matheus Pereira; Tocantins (Pedrinho), Léo Jabá (Claudinho) e Gabriel Vasconcelos. Técnico: Osmar Loss.
>> Flamengo: Thiago; Thiago Ennes, Léo Duarte, Dener (Michael) e Arthur Bonaldo; Ronaldo, Trindade, Matheus Sávio (Kleber), Lucas Paquetá e Cafu (Patrick); Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo.
por Jota Carvalho