
Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Após iniciar a participação na Taça Rio sendo superado pela Portuguesa, o Vasco da Gama deu volta por cima e somou os primeiros pontos no segundo turno do Campeonato Carioca na noite desta quinta-feira (01/03). Com gols de Andrés Ríos e Riascos, o Gigante da Colina venceu o Macaé por 2 a 1. O resultado fez o Cruzmaltino assumir a 2ª colocação no Grupo B e melhorar sua condição na classificação geral do torneio.
O treinador Zé Ricardo conversou com os jornalistas depois da partida e se mostrou satisfeito com o resultado obtido no Estádio de São Januário. O comandante reconheceu que o Cruzmaltino não esteve em seu melhor nível durante o primeiro tempo, mas exaltou o bom rendimento da equipe na etapa final. Outro ponto bastante festejado pelo técnico foi aproveitamento ofensivo, em especial dos centroavantes.
“Tínhamos uma ideia de jogo e os jogadores entraram concentrados para executá-la. A nossa palavra antes do jogo foi muita energia e acabou que entramos ansiosos porque queríamos a vitória, mas erramos bastante na parte técnica e demos ao Macaé aquilo que queria, que era jogar em bolas esticadas para os alas. Acalmamos a equipe no intervalo e reposicionamos alguns jogadores. A concentração e a persistência foram fundamentais no segundo tempo. Foi importante eles marcaram, até porque atacante vive de fazer gols. O Andrés é um trabalhador, um cara impressionante, ajuda muito a nossa plataforma de jogo. É um jogador que não desiste. O Riascos está recuperando a boa forma e acredito que vai melhorar com o decorrer dos jogos. O gol foi importante para eles ganharem confiança e recuperarem a auto-estima”, afirmou Zé Ricardo.
Como não poderia ser diferente, a participação cruzmaltina na Conmebol Libertadores foi assunto no bate-papo entre o treinador e os jornalistas. Ao ser questionado sobre o futuro na competição, Zé Ricardo destacou a tradição e qualidade dos adversários, revelando que concorda com a expressão “grupo da morte”. O profissional aproveitou a oportunidade para fazer uma análise da partida de abertura do grupo, entre Racing (ARG) e Cruzeiro.
“Iremos iniciar em breve nossa participação na fase de grupos. Essa fase da Libertadores é dura. Batalhamos muito para chegar e queremos estar em nosso melhor nível possível. Colocam o Vasco como azarão nesse chave, mas acredito bastante no meu grupo. Serão partidas complicadas para todos. Assisti a partida entre Racing e Cruzeiro. Foi um grande jogo, muito disputado, de nível alto e gostoso de se ver. Não será fácil, mas estamos preparados e vamos lutar com todas as forças pela classificação. Espero que a torcida esteja em São Januário e nos empurre no dia 13. Ela compareceu em peso nas duas primeiras fases e nos ajudou bastante”, declarou o treinador.
Com estreia marcada na fase de grupos da Conmebol Libertadores para o dia 13 de março, o Vasco da Gama retorna aos gramados no domingo (04), às 19h30, outra vez pelo Campeonato Carioca. No Estádio Kléber de Andrade, em Cariacica (ES), o Cruzmaltino irá enfrentar o Boavista. A partida é válida pela terceira rodada da Taça Rio, o segundo turno do Estadual.
Diretoria volta ao mercado por reforços
O presidente Alexandre Campello disse, no último dia 13, logo após apresentar Giovanni Augusto, que a busca do Vasco por reforços havia se encerrado. Ou seja, o clube só contrataria se visse, no mercado, uma grande oportunidade, mas sem fazer esforços. Isso mudou. E justamente por causa do meia, que se lesionou.
Giovanni Augusto sentiu um problema no joelho direito e ficará longe dos gramados por seis semanas, de acordo com o Vasco. Por isso, o jogador desfalcará a equipe na fase de grupos da Libertadores e revive um problema do técnico Zé Ricardo: a falta de mais um meia de armação depois da saída de Nenê para servir de sombra e disputar posição com Evander (titular) e Thiago Galhardo (reserva).
Em entrevista coletiva logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Macaé, nesta quinta-feira, Zé abriu as portas para novos jogadores e disse que tem conversado com a diretoria sobre a possibilidade da contratação de reforços. E a cúpula do futebol cruz-maltino tem se movimentado, mas as condições não são favoráveis.
O Vasco estreia na fase de grupos da Libertadores no próximo dia 13 (terça-feira), contra a Universidad de Chile, em São Januário. O prazo para inscrição de novos jogadores, além dos que já participaram das primeiras fases da competição, se encerra na sexta. Ou seja, o clube tem uma semana para negociar, acertar e regularizar um reforço.
O que também atrapalha, além do tempo curto, são as condições financeiras do Vasco. O Cruz-Maltino ainda deve salários a jogadores e não tem como fazer grandes investimentos no mercado neste momento.
Por isso, Zé Ricardo e a diretoria têm se reunido, conversado sobre a possibilidade de contratarem algum reforço para a disputa da Libertadores e analisando nomes no mercado. O treinador entende as dificuldades do clube e não faz exigências, só destaca a importância de um elenco forte para a fase de grupos da competição mais almejada pelo Cruz-Maltino em 2018.
Veja, abaixo, o atual elenco do Vasco:
GOLEIROS
Martín Silva
Gabriel Félix
João Pedro
ZAGUEIROS
Erazo
Werley
Luiz Gustavo
Ricardo
Breno (lesionado)
Paulão
LATERAIS
Rafael Galhardo
Yago Pikachu
Fabrício
Henrique
Ramon (lesionado)
Alan Cardoso
MEIOCAMPISTAS
Marcelo Mattos (lesionado)
Desábato
Andrey
Bruno Cosendey
Wellington
Bruno Paulista
Wagner
Giovanni Augusto (lesionado)
Evander
Thiago Galhardo
ATACANTES
Andrés Rios
Kelvin (lesionado)
Riascos
Rildo
Caio Monteiro
Paulo Vitor
Paulinho
*Globoesporte.com