Estações de trem do Rio serão revitalizadas para as Olimpíadas

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A estação de Engenho de Dentro será uma das reformadas para os Jogos Rio 2016
A estação de Engenho de Dentro será uma das reformadas para os Jogos Rio 2016

Com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros de trem e atender aos padrões definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), estão sendo investidos R$ 250 milhões em obras de reforma e modernização de seis estações ferroviárias fluminenses: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque. O projeto é uma parceria da SuperVia com o Governo de Estado, através de termo assinado em agosto de 2014, para a readequação de investimentos em prol de melhorias na infraestrutura do sistema ferroviário.
“A reforma e ampliação da Estação Engenho de Dentro trará muito mais conforto aos passageiros e colocará o Engenhão nos padrões internacionais. Durante os Jogos Olímpicos, e também nas partidas de futebol, teremos capacidade de esvaziar o estádio, com conforto, em até 45 minutos após o encerramento dos eventos. O trem, certamente, será o melhor meio de transporte no acesso ao Engenhão. Mais um legado para o Rio de Janeiro”, disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório.
As estações – situadas próximas a locais que sediarão competições dos Jogos – seguirão aos padrões internacionais de acessibilidade e infraestrutura, em moldes semelhantes ao projeto da Estação Intermodal do Maracanã, inaugurada em julho de 2014.
As obras em São Cristóvão, Engenho de Dentro e Deodoro já estão em andamento, enquanto que as outras três estão em etapa final de projeto e na fase inicial da contratação dos serviços. As intervenções nos seis espaços serão concluídas no primeiro semestre de 2016. Até 2020, serão investidos mais R$ 376 milhões para reformar todos os espaços do sistema.
“As estações são estratégicas para atender ao público em 2016”, afirmou o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Estação São Cristóvão
Será intermodal, com ligação direta com o metrô. O projeto contempla a reordenação da infraestrutura ferroviária com a implementação de seis novas linhas, construção de três plataformas e de mezanino, instalação de três elevadores e três escadas rolantes, criação de passarelas de acesso (com conexão à Quinta da Boa Vista) e sinalização podotátil (para portadores de necessidades especiais visuais). Estruturas vazadas permitirão o aumento de ventilação e a entrada de luz natural.

Estação Engenho de Dentro
Além da revitalização do mezanino atual, o espaço ganhará um novo, que será mais próximo ao estádio do Engenhão. O projeto inclui a instalação de seis elevadores, rampas de acesso, obras de nivelamento das plataformas, reforma dos banheiros e modernização da iluminação. A cobertura da estação, que é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, também passará por reforma. O local terá capacidade para receber até 26 mil passageiros por dia, o dobro da quantidade atual.

Estação Deodoro
O local recebe obras para ampliação e reordenação do mezanino, além da construção de nova bilheteria e espaços para lojas comerciais. Os banheiros serão reformados e o projeto ainda prevê a instalação de seis elevadores e seis escadas rolantes na estação, que ganhará iluminação LED e integração com o terminal BRT Transbrasil.

Magalhães Bastos
Em fase final de projeto, o local receberá novos acessos, terá o mezanino ampliado e a fachada reformada. Haverá obras para instalação de elevadores, coberturas nas plataformas e para nivelamento das mesmas, adaptando os espaços para as dimensões dos novos trens.  A iluminação na estação será toda revitalizada e os passageiros contarão com sinalização podotátil.

Vila Militar
Para aprimorar a acessibilidade, serão construídas novas rampas de acesso e serão instalados elevadores.  O projeto ainda abrangerá a recuperação da fachada, a ampliação do mezanino, a modernização do sistema de iluminação com instalação de lâmpadas LED e implantação de piso podotátil. Nas plataformas, haverá obras para nivelamento e a instalação de uma cobertura para abrigar os passageiros.

Ricardo de Albuquerque
Serão realizadas obras de reforma e adequação de fachada, adaptação da passagem subterrânea, instalação de cobertura na plataforma e de elevadores, além de implantação de piso podotátil.

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