*Mário Sousa
Alunos, professores, funcionários, pais e pessoas da comunidade, aplaudiram as apresentações do Festival de Jogos Populares, realizado na escola municipal Barão do Rio Branco da Prefeitura de Duque de Caxias, em Gramacho, no último sábado (4). Foram momentos de encantamento as apresentações de cirandas, cantigas de roda, pelada com bola de meia, jogo da velha, danaça das cadeiras, brincadeiras com bambolês, queimado e tantos outros jogos e brincadeiras populares.
Para os organizadores do Projeto, levar o universo dos Jogos Populares para dentro da escola significa reverenciar a cultura popular e, ao mesmo tempo, é um modo de tornar a convivência e a aprendizagem escolar mais lúdica, acolhedora, alegre e integrada, a partir da valorização das diferenças individuais e da inclusão sócio educacional.
De acordo com a professora Simone Gomes, uma das coordenadoras do evento, o Projeto veio provar que a força do coletivo e a parceria criativa intradisciplinar são capazes de criar ações transformadoras que dignificam a realidade das escolas públicas, que muitas vezes se apresentam em precárias condições e diversas formas de violência escolar.
O Festival Jogos Populares foi criado pela equipe de professores criadores da Escola Municipal Barão do Rio Branco de forma transdisciplinar. Isto é, cada professor, a partir da disciplina que leciona, contribuiu para a expansão e realização do projeto, numa soma de esforços com os alunos e os demais funcionários da escola.
A Simone Gomes lembra que os Jogos Populares são parte do Patrimônio Cultural da Humanidade porque representam saberes inventados e propagados pelo povo em diferentes épocas e culturas cuja autoria é desconhecida.
“Trazer os Jogos Populares para a escola significa reverenciar a cultura popular e, ao mesmo tempo, é um modo de tornar a convivência e a aprendizagem escolar mais lúdica, acolhedora, alegre e integrada, a partir da valorização das diferenças individuais e da inclusão socioeducacional”, destaca Simone.
O Projeto Jogos Populares teve a duração de um bimestre, sendo que o Festival é a culminância deste processo de ensino-aprendizagem no qual todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental participaram ativamente. Nas diferentes etapas do Projeto, os alunos entrevistaram familiares, pesquisaram em livros e na Internet, aprenderam e lembraram diversas brincadeiras, conheceram um pouco mais sobre a cultura brasileira, criaram seus próprios jogos, construíram redações, discutiram criticamente sobre temas tais como: o direito de todos de brincar; a democratização do saber; competição e cooperação; co-educação; a importância das regras nos jogos e na vida; a importância da democratização da cultura e da educação através da escola.
Participam do projeto a equipe transdisciplinar: Simone Gomes (Ed. Física), Conceição Nunes (Ciências), Isabel Cristina Costa (História), Maria Luiza Moreira (História), Marcia Rosa Alcântara (Ed. Física), Marcia Tereza Diniz (História), Morgana Eneile (Artes), sob a supervisão da diretora da escola, Valda Vemezia.
*Mário Sousa é assessor de imprensa do projeto Festival de Jogos Populares.