
Após cerca de oito horas com interdições, a Avenida Brasil foi totalmente liberada ao tráfego, no fim da noite de quarta-feira. Na altura da Cidade Alta, na Zona Norte do Rio, uma passarela montada provisoriamente na via expressa, há dois anos, e que já deveria ter sido retirada no ano passado, foi atingida por um caminhão basculante, por volta das 14h. Após o impacto, a estrutura despencou sobre o veículo, matando o motorista. Um militar da Marinha que atravessava a passarela na hora da batida sofreu fratura num dos pés.
O desbloqueio do sentido Zona Oeste — as pistas da direção contrária já haviam sido liberadas mais cedo — aconteceu por volta das 22h, segundo informou o Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura. A abertura do sentido Centro da Avenida Brasil ocorreu por volta das 19h50m, ainda conforme informações da prefeitura.
Com o desbloqueio da Avenida Brasil, o município do Rio retornou ao estágio de normalidade. A cidade havia entrado em estágio de atenção às 14h20m, conforme informou o COR, devido ao acidente na Avenida Brasil e também por conta de interdições que ocorreram na Linha Amarela, altura da Cidade de Deus, em decorrência de uma operação policial. As duas situações, que aconteceram simultaneamente, prejudicaram a mobilidade nas vias da cidade.
Além do estágio de normalidade, foi proibida a circulação de caminhões na Linha Vermelha por volta das 23h. Os veículos de grande porte puderam trafegar pela via expressa durante o período de interdição da Avenida Brasil. No fim da noite desta quarta-feira, o trânsito de veículos na Linha Vermelha não apresentava pontos de retenção. O panorama era similar na Linha Amarela.
A estrutura de ferro foi erguida na Avenida Brasil após a demolição da antiga passarela 19, que comprometia a obra do corredor Transbrasil, segundo informações da Secretaria municipal de Transportes na época. Além disso, a altura dela era inferior aos 5,5m necessários nas pistas laterais. Como a obra do BRT ficou paralisada durante meses e só foi retomada no ano passado, o equipamento, que deveria ser provisório, continuou em uso.
Ao cair, a passarela de ferro atingiu a cabine do caminhão, matando o motorista Jorge Camilo, de 45 anos. Ele prestava serviços ao consórcio construtor do BRT Transbrasil, que lamentou o acidente. De acordo com a empresa, “uma nova estrutura será instalada no local para atender a população”.