Audiência pública cobra maior planejamento da Nova Dutra

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Vicente Loureiro destacou que a Rodovia Presidente Dutra é uma das mais imporantes do país
Vicente Loureiro destacou que a Rodovia Presidente Dutra é uma das mais imporantes do país

Ao participar nesta quinta-feira (7), na Associação Comercial do Rio, de audiência pública sobre novos investimentos na Rodovia Presidente Dutra, o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, cobrou maior planejamento da concessionária, principalmente no trecho que vai do Rio de Janeiro até Queimados.
“A Dutra é a rodovia mais importante do país, onde passa uma grande quantidade de produtos manufaturados, de insumos. Liga várias cidades e é uma espinha dorsal de uma megalópole, Rio e São Paulo. Temos que tratá-la com muito zelo porque é um patrimônio econômico muito importante”, disse Vicente Loureiro.
O diretor-executivo da Câmara disse ainda que um eventual acidente na rodovia, com derramamento de produtos químicos, poderia atingir o Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água de 85% da Região Metropolitana – composta por 21 municípios – ou um grande reservatório metropolitano que fica em Piraí, no Sul Fluminense.
“É preciso alguma engenharia de captação desses resíduos altamente poluentes, às margens da rodovia, no caso de um acidente ambiental. É uma questão de sustentabilidade”, disse.
Já o subsecretario estadual de Transportes do Rio de Janeiro e coordenador do Programa de Infraestrutura Logística e de Cargas (PELC) do Estado, Delmo Pinho, afirmou que a Rodovia Presidente Dutra precisa, “urgentemente”, de um Plano Diretor e de Desenvolvimento Estratégico. “Obras de melhorias devem obrigatoriamente seguir tais diretrizes”, completou.
Pinho ressaltou ainda que muitas obras de contenções de encostas, passarelas, alargamento de pontes e viadutos foram executadas sem considerar a ampliação de capacidade após o contrato de concessão, vigente até 2021. O subsecretário avaliou ainda que o pavimento é fator fundamental nos custos e qualidade da concessão. “Portanto, trata-se de item fundamental o funcionamento imediato de todas as balanças atuais e previstas, 24 horas por dia e nos 365 dias do ano”, afirmou.
O pedido de construção de uma nova pista de subida na Serra das Araras foi unânime entre prefeitos do Sul Fluminense, representantes da Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, da Câmara Metropolitana. Também foram apresentadas sugestões, como a construção de novos viadutos, melhoria de acessos e da gestão operacional da estrada, projeto de iluminação para melhoria da segurança viária e da segurança pública no trecho urbano metropolitano.
De acordo com o presidente da ANTT, Jorge Bastos, a consulta pública para sugestões da sociedade civil ao projeto termina no dia 22 de abril. Depois disso, a agência terá vinte dias para analisar todas as propostas. De acordo com Bastos, todo o programa deve ser aprovado até o dia 15 de maio, para, então, ser encaminhado à concessionária NovaDutra, controlada pela CCR, empresa responsável pelo trecho de 402 quilômetros da BR-116.
“A concessionaria deve começar as obras já no mês de junho”, avaliou Jorge Bastos.

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