
Luna, uma cadela Golden Retriever especialista no faro de armas e drogas, com longa folha de serviços prestados ao Batalhão de Operações com Cães (BAC) da Polícia Militar, se aposentou. Depois de sete anos no serviço policial e um currículo com cerca de 500 quilos de drogas e 40 armas apreendidas em operações nos morros, ganhou baixa da tropa e vai se dedicar ao descanso e às brincadeiras na casa de seu antigo treinador, cabo Strecht, a quem foi entregue oficialmente.
Apesar de atuar em uma atividade policial, Luna sempre foi uma cadela dócil que conquistou admiradores pela simpatia e amabilidade especialmente com crianças. Tanto que durante a sua passagem pelo BAC foi escolhida para representar o batalhão nos compromissos institucionais junto a organizações sociais que atuam com crianças doentes. Luna, com oito anos de idade, não deixou herdeiros para o BAC.
Novos cães
O canil do BAC tem 70 cães e, em abril, ganhou dois filhotes labradores, Lex e Juris (Lei e Direito, em Latim), doados pela juíza Anna Christina Fernandes e, mais recentemente, sete filhotes também labradores nascidos no canil, crias da cadela Mel com Chefe, estrelas da companhia.
O cão Chefe, aliás, foi o mais destacado entre cinco animais do batalhão que participaram do treinamento ministrado pela RAID (força de elite da polícia francesa), em maio, com vistas à atuação antiterrorista nos Jogos Olímpicos.