Campanha de Prevenção ao câncer de próstata é reforçado no Estado do Rio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Na Policlínica Piquet Carneiro os pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença recebem tratamento
Na Policlínica Piquet Carneiro os pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença recebem tratamento

Neste mês de novembro, onde é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17), a Secretaria de Estado de Saúde reforça as mobilizações pela campanha Novembro Azuis, movimento mundial, e faz um alerta pela importância do cuidado com a saúde do homem. Atenta à importância da prevenção da doença, a rede estadual de saúde disponibiliza, através do Rio Imagem, exames de ultrassonografia e biopsias de próstata.
Para fazer os exames, os pacientes precisam buscar uma unidade básica de saúde de seu município, que fará diretamente o agendamento. De janeiro a outubro de 2015, foram realizadas 2.948 ultrassonografias e 776 biopsias no Centro de Diagnóstico por Imagem. Esses números, no entanto, refletem uma redução de aproximadamente 30% nos exames, se comparado ao ano anterior. No mesmo período de 2014, a unidade contabilizou 4.178 ultrassonografias e 1.079 biopsias realizadas.
– A saúde do homem deve ser levada tão a sério quanto à saúde da mulher. E quanto antes for diagnosticado e dado início ao tratamento, maiores são as chances de cura da doença, que podem chegara até 90% – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.
Outra importante iniciativa da SES é a parceria com o Centro de Atenção à Saúde do Homem, do Serviço de Urologia da Universidade do Estado do RJ (UERJ). O Centro de Tratamento de Câncer de Próstata funciona na Policlínica Piquet Carneiro, no Maracanã, onde pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença recebem tratamento adequado ao seu quadro clínico: vigilância ativa, radioterapia, cirurgia ou bloqueio hormonal. Também são realizadas atividades voltadas à saúde do homem, como, por exemplo, o planejamento familiar, a prevenção etratamento de DSTs e da disfunção erétil. – É uma parceria que visa a melhoria da qualidade de atendimento, focando na prevenção primária e o diagnóstico precoce, com impacto positivo na saúde da população como um todo – destaca a subsecretária de Atenção à Saúde da SES, Monica Almeida.
Um fator de risco importante para o câncer de próstata é a idade, uma vez que tanto a incidência, como a mortalidade, aumentam significativamente após os 50 anos. Por isso, o tipo é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de ¾ dos casos, no mundo, ocorrem a partir dos 65 anos, de acordo com o INCA. Outro sinal de alerta é o fator genético/hereditário: pais e irmãos que desenvolvem câncer de próstata antes dos 60 anos, aumentam de três a dez vezes o risco de se ter a doença, comparado à população em geral.
SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA – O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, depois dos tumores de pele não melanoma, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o INCA. Estima-se que, a cada seis homens, um é portador da doença. Por ano, 69 mil novos casos são diagnosticados, um a cada 7,6 minutos. O câncer ocorre quando as células da região começam a se multiplicar de forma desordenada e ela fica, então, mais endurecida. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e na frente do reto. Possui o tamanho de uma castanha e produz cerca de 70% do sêmen, líquido que contém os espermatozoides e é liberado durante o ato sexual.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!