Casa Futuro Agora promove cursos gratuitos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Mais de 1,5 mil alunos já passaram pelo projeto profissionalizante no Rio de Janeiro Fotos: André Gomes de Melo
Mais de 1,5 mil alunos já passaram pelo projeto profissionalizante no Rio de Janeiro
Fotos: André Gomes de Melo

O projeto Casa Futuro Agora, que nasceu de uma parceria entre RioSolidario, Cedae e Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), formou mais de 1,5 alunos de comunidades carentes do Rio de Janeiro até agora. Com o objetivo de investir na educação como o principal passo para a transformação, a iniciativa acontece em 12 polos, sendo voltada para o público entre 12 e 17 anos, em situação de risco e vulnerabilidade social.
A Casa Futuro Agora é um espaço de conhecimentos e preparação de jovens, que conta com cursos profissionalizantes gratuitos, além de acesso liberado à internet. De abril a outubro, mais de 120 turmas foram abertas nos quatro cursos oferecidos pelo projeto: Informática, pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), em parceria com a Intel e Cisco; Inglês pelo EnglishWorks, com aulas presenciais e a distância; Poesia Falada com a Casa Poema, da atriz Elisa Lucinda, para fortalecer e ajudar no relacionamento dos jovens por meio da poesia; e Cineclubismo e produção audiovisual, promovido pela Cidadela. O curso estimula a interação com a realidade e cultura dos jovens, com a produção de curtas nas próprias comunidades.
“A iniciativa já é um sucesso. Temos muitos alunos fazendo mais de um curso, o que é muito interessante, pois mostra o interesse dos jovens. Acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para a transformação da vida destes meninos e meninas. Os cursos aumentam as chances dos jovens cadastrados conquistarem um espaço no mercado de trabalho”, ressaltou Luiza Teixeira, coordenadora do projeto social.
Os espaços foram preparados para receber os alunos. Há móveis, computadores, internet e outros equipamentos. As salas estão localizadas em espaços cedidos pela Pastoral da Criança, secretarias e associação de moradores.
O programa estadual contempla ainda três unidades do Novo Degase, atingindo os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. As 12 unidades da ação são: Campinho, Cordovil, Gardênia Azul, Mangaratiba, Sepetiba, Urucânia, Morro dos Prazeres, São João, São Carlos, Novo Degase Ilha, Criaad Bangu e Criaad Penha. Os endereços e telefones estão no site do RioSolidario: www.riosolidario.org.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!