
O cantor Cauby Peixoto foi enterrado na tarde de ontem no cemitério Congonhas, na zona sul de São Paulo. Um dos maiores cantores da música brasileira, Cauby morreu na noite do último domingo (15), aos 85 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 9 de maio no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, na zona sul paulistana. O hospital informou que o cantor teve um quadro de pneumonia.
A cerimônia foi rápida e acompanhada por cerca de 200 pessoas, depois de um movimentado velório na Assembleia Legislativa de São Paulo, que durou cerca de 6 horas. No enterro, destacou-se a voz do cantor português Roberto Leal, que após o sepultamento puxou um coro de “Conceição”, maior sucesso da carreira de Cauby. A mesma música foi cantada por amigos, fãs e familiares enquanto o corpo seguia para o jazigo.
Cauby Peixoto estava em turnê pelo Brasil com a cantora Angela Maria, uma das maiores amigas e parceiras. Ela chegou bastante abatida ao velório do cantor. “Eu não esperava que ele fosse tão cedo. Perdi não só um amigo, mas um irmão”, afirmou Angela Maria, lembrando dos 67 anos de amizade e de palco. “Ele era mais alegre no palco do que fora dele”, disse. A cantora lembrou que o amigo era calado: “Ele falava pouco. Era uma pessoa que não abria a boca para falar mal de ninguém. Achava todo mundo maravilhoso.” Angela Maria falou ainda de seu último encontro com Cauby nos palcos. Eles se apresentaram no dia 3 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o último show deles juntos.
Cauby Peixoto Barros nasceu em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em 10 fevereiro de 1931. Cresceu em uma família de artistas. Trabalhou no comércio até começar a participar de programas de calouros no fim da década de 40, como a Hora dos Comerciários, na Rádio Tupi.
Gravou o primeiro disco pelo selo Carnaval, em 1951, com o samba Saia branca, de Geraldo Medeiros, e a marcha Ai, que carestia!, de Victor Simon e Liz Monteiro. Foi um dos grandes nomes da chamada “era de ouro do rádio”. Em 65 anos de carreira, teve grande sucesso com músicas como Blue Gardenia, Conceição, Mil Mulheres, Bastidores, New York, New York e Nada Além.