
Foto: Divulgação/PMERJ
Cinco suspeitos foram mortos durante uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Morro São Carlos, no Estácio, Região Central do Rio. A incursão dos policiais teria começado na noite de segunda-feira, após um bando de criminosos invadir a comunidade para tentar tomar o controle do tráfico de drogas local.
(Inicialmente, a Polícia Militar comunicou que os cinco suspeitos foram feridos e levados ao Hospital municipal Souza Aguiar, mas, posteriormete, a informação foi corrigida: os baleados já chegaram mortos à unidade de saúde).
Ainda segundo a PM, o Bope foi acionado depois dos relatos de muitos tiros no São Carlos. O morro estaria sendo invadido por bandidos de uma facção rival àquela que controla a venda de drogas local. Durante a operação policial, também foram apreendidos um fuzil, quatro pistolas, três granadas e uma quantidade não informada de drogas.
Policiais Militares do #BOPE prendem 5 criminosos na posse de 1 #Fuzil, 4 pistolas, carregadores, 3 granadas e farta quantidade de drogas no complexo do São Carlos. Na ação, houve confronto, os criminosos foram feridos e, após, foram encaminhados ao Hospital Souza Aguiar. #PMERJ pic.twitter.com/XDenr6m0gs
— PMERJ (@PMERJ) November 21, 2017
Na noite de segunda-feira, muitos moradores do São Carlos e de favelas próximas, como Fallet e Mineira, usaram as redes sociais para relatar o clima de medo na região.
“Muitos tiros, pedimos paz!”, escreveu uma mulher em uma rede social. “No São Carlos, Mineira e todo entorno. Estou assustada com tantos tiros”, postou outra internauta. “Muitos tiros. Estou ouvindo uma forte troca de tiros. Está com cara de invasão”.