Cinturão da Cedae melhora balneabilidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Praia do Flamengo teve 47% de boletins próprios para banho após galeria
Fotos: Carlos Magno

Inaugurada em abril deste ano, a galeria de cintura da Marina da Glória, obra da Cedae, tem contribuído para melhorar a balneabilidade na praia do Flamengo, segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). A área de lazer apresentou este ano um total de 47% de boletins de balneabilidade próprios para banho, o que corresponde a uma melhora significativa na balneabilidade da água se comparada aos percentuais de 15%, 18%, 26% e 6,5% de boletins próprios, dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, respectivamente.
O cinturão conta com rede coletora de proteção e sistema de bombeamento que, em tempo seco, impede qualquer despejo neste trecho da Baía de Guanabara. Com a obra, o esgoto clandestino que eventualmente era lançado nas galerias de águas pluviais tem sido encaminhado para a galeria de cintura da Marina da Glória. Depois segue para a elevatória e para o interceptor oceânico para, em seguida, chegar ao o Emissário Submarino de Ipanema.
“Constatamos que houve uma indicação de melhoria nas condições de balneabilidade da praia, quando comparadas aos resultados do primeiro semestre. Devemos aguardar a estação chuvosa para uma avaliação mais detalhada”, disse o coordenador de monitoramento do Inea, Leonardo Daemon.
A galeria de cintura da Marina da Glória segue o modelo de tubulação assentada, com rede coletora em uma extensão total de 630 metros e diâmetros de 300 e 600 milímetros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!