Cirurgia de catarata ‘devolve as cores’ para moradores de Mangaratiba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Projeto Enxergando Mais, Vivendo Melhor já realizou mais de 20 cirurgias. Agora os pacientes recebem óculos escuros e colírios

            Antes eu enxergava tudo cinza. Agora vejo as cores”. Esse é o trecho do depoimento emocionante de Edneia Correa, de 70 anos, moradora da Gamboa, na Ilha de Itacuruçá, durante a consulta de revisão ao oftalmologista no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), após dois dias da cirurgia de catarata. Ela é uma das dezenas de moradores atendidos pelo projeto “Enxergando Mais, Vivendo Melhor”.

Dona Edneia fez a cirurgia através do projeto idealizado pelo diretor do hospital Bruno Duarte e do oftalmologista Daniel Puertas. A meta, segundo o gestor, é fazer cerca de 150 procedimentos. “O prefeito Alan Bombeiro abraçou o projeto e pediu para que acelerássemos as cirurgias. Com parcerias de outros hospitais conseguimos fazer de 10 a 15 intervenções de catarata por semana e o resultado é gratificante. Ver a felicidade dos moradores a cada consulta de revisão não tem preço”, disse o diretor.

Domingas Pereira, de 66 anos, do Apara, e Dulcelina Barbosa, 74, de Conceição de Jacareí, também foram atendidas pelo projeto e falaram sobre os dias seguintes após as cirurgias. “Deu tudo certo. Não precisei nem de acompanhante com o total suporte que o hospital me deu. Tenho um pequeno incomodo da cirurgia, que faz parte. Tomara que o projeto continue e que atenda mais pessoas”, disse Domingas. Com Dulcelina não foi diferente. “Estava desanimada. Esperava há mais de um ano. Tentei em outra cidade e não conseguia até que o projeto do HMVSB me atendeu com rapidez. Não sinto nada após a cirurgia, enxergo muito bem agora”, declarou.

DO CINZA AS CORES

Dona Edneia que abriu essa reportagem completou sua fala com muita emoção. “Glória a Deus foi perfeito. Não sinto nada. Eu via tudo cinza. Não saia com os meus netos. Tenho uma netinha com 17 dias de vida e não sabia nem como ela era. Agora está tudo muito bom, tudo diferente”, completou a moradora da Gamboa.

DEMANDA DE ANOS

Responsável pelo projeto junto com Bruno Duarte, o cirurgião Daniel Puertas conhece a realidade do município. “Tenho o prazer de atender em Mangaratiba há quatro anos, e vejo de perto a dificuldade dos pacientes para conseguir a tão sonhada cirurgia de catarata. Agora, atendendo a uma solicitação do prefeito Alan Bombeiro, junto com o Dr. Bruno Duarte, retornamos com o projeto, que tem como principal objetivo atender essa demanda cirúrgica represada por anos através de parcerias”.

INVESTIMENTO

“É muito bom saber que estamos no caminho certo. Oferecer uma saúde de qualidade é prioridade do nosso governo. O diretor Bruno Duarte e sua equipe vêm se esforçando para que o hospital seja o melhor possível para nossa população. É muito gratificante ver esses depoimentos, pois mostram que estamos no caminho certo, o de oferecer uma saúde digna a todos”, comentou o prefeito Alan Costa, o Alan Bombeiro.

Texto: Heider Rangel

Foto : J. Alves Bahia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!