CNA discute em seminário internacional uso racional da água

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A gestão de recursos hidricos será debatiba em Brasília e deve reunir representantes de vários países
A gestão de recursos hidricos será debatiba em Brasília e deve reunir representantes de vários países

Um dos temas mais discutidos da atualidade, por gestores públicos, produtores rurais, ecologistas, pesquisadores e de grande interesse para toda a sociedade, a gestão dos recursos hídricos vai ser debatida, hoje, em Brasília, no Seminário Internacional “ Uso sustentável da água na agricultura – desafios e soluções”. Organizado pelo Time Agro Brasil e pelo Sistema CNA, a iniciativa é um evento técnico realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cujo objetivo é debater e apresentar propostas sobre a utilização racional da água na agricultura, bem como discutir o gerenciamento do uso da água, em épocas de escassez desse recurso, considerando as experiências internacionais de países que tem enfrentado esse problema, com resultados satisfatórios.

O encontro vai reunir representantes de entidades e órgãos governamentais, produtores rurais, especialistas brasileiros e mostrar experiências de outros países que enfrentaram grandes desafios para garantir o fornecimento de água em situações de escassez. O Seminário vai trazer também casos bem sucedidos de utilização racional da água na atividade agrícola brasileira.

Avi Aharoni (Merkorot, Israel National Water Company), vai apresentar a experiência de Israel, um dos mais emblemáticos países no que se refere ao aproveitamento da água. Glenda Humiston, (Director of Wastewater and Reuse Department – California State, Director at the U.S. Department of Agriculture) traz a experiência da gestão de água para a agricultura, em tempos de escassez nos Estados Unidos, em especial no Estado da Califórnia. O brasileiro Marlos de Souza, diretor da Divisão de Políticas e Planejamento da Bacia de Murray-Darling, na Austrália, vai falar sobre o sucesso na administração dos recursos hídricos daquele país.
O Seminário também vai trazer a opinião de produtores rurais e representantes do governo nos debates. Os seguintes temas serão abordados: “Uso sustentável e racional da água na propriedade rural”; “Tecnologias de irrigação”; “Governança da água. Experiências internacionais em debate. Os mecanismos de governança da água no Brasil, EUA e Israel”, e “Desafios à gestão da água na agricultura – uma visão política”.
O evento vem despertando interesse pela oportunidade do assunto, no momento em que a sociedade reflete sobre o que está sendo chamado de “crise hídrica do País” e, em razão do alto nível dos palestrantes e debatedores, entre os quais se incluem Lineu Neiva Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados; Boaz Albaranez, adido Econômico de Israel em São Paulo; Cristiano Zinato, diretor da Secretaria de Irrigação do Ministério da Integração Nacional; Demetrios Christofidis, coordenador Geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção do Ministério da Agricultura/MAPA; Nelson Ananias Filho, Coordenador de Sustentabilidade da CNA. A experiência dos produtores vai ser representada por Alécio Maróstica, produtor irrigante em Cristalina (GO), e José Cisino, da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia-AIBA e João Isidoro Viegas da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação Arroio Duro (RS). O seminário terá tradução simultânea e transmissão online, pela internet

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!