Colégios preparam jovens para o mercado de trabalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Unidades oferecem ensino profissionalizante em diversas áreas Foto: Carlos Magno / Divulgação
Unidades oferecem ensino profissionalizante em diversas áreas
Foto: Carlos Magno / Divulgação

De modernidades como Jogos Digitais a atividades tradicionais como Panificação, os colégios estaduais do programa Dupla Escola, da Secretaria de Educação, oferecem uma gama extensa de carreiras e preparam os alunos para o mercado de trabalho de uma forma completa. São 19 unidades apoiadas na educação integral.
Em cada colégio há uma ou mais áreas de competência: Edificações, Informática, Administração, Química e Telecomunicações, entre outros. Parcerias dos setores público e privado muitas vezes são essenciais para a proposta dessas escolas. E o apoio de centros culturais de outros países garantem as aulas de língua estrangeira.
O Colégio Estadual Infante Dom Henrique é o único que optou pelo curso de Hospedagem. Localizado em um dos destinos mais famosos para turistas, Copacabana, o local mantém um sistema híbrido, com turmas regulares e cerca de 120 alunos em profissionalizantes, desde 2010. Os alunos estudam das 7h às 16h30.
“Vale a pena ter mais horas de aula. Isso tem mais valor do que ter tempo livre mal aproveitado”, contou Beatriz Moscardini, da 2ª série do Ensino Médio.

A previsão é de que a rede internacional de hotéis Accord firme uma parceria com o colégio. Mas, a rede já está aceitando currículos dos jovens e colaborando com o ensino prático. Os hotéis doaram roupas de cama, frigobar, carrinho de chá, cortinas e kits de higiene pessoal para incrementar o cenário das aulas.
No currículo diferenciado, além das aulas práticas, os alunos visitam hotéis e restaurantes, e participam de palestras. Na última semana, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio estiveram na Feira Internacional Sirha, de food service e hotelaria, no Riocentro, para conhecer as novidades e já começar a procurar estágios.
“A educação é um fator estratégico para que o Estado do Rio de Janeiro continue seu processo de desenvolvimento socioeconômico”, explicou o secretário de Educação, Wagner Victer.
O Colégio Estadual Infante Dom Henrique também garante proficiência em línguas. A ideia do curso é deixar os jovens aptos para estudar ou trabalhar no exterior. Por isso, várias línguas estrangeiras são oferecidas na escola, além do Inglês há Espanhol, Francês, Turco e Mandarim. E todas as oportunidades de estarem em contato com o mundo hoteleiro ou com outras culturas são aproveitadas pelos alunos. Durante os Jogos Olímpicos, por exemplo, eles desenvolveram atividades na Casa da Suíça.
“Pretendo trabalhar com hotelaria na Irlanda”, contou Patrick dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!