
Fotos: Clarice Castro
O Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, formou a 1ª turma do Curso de graduação de Tecnologia em Segurança Pública e Social. Esta é a única formação gratuita em sistema semipresencial do estado.
Finalizado no início desta semana, o curso foi oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), uma das sete instituições públicas de ensino superior do consórcio, tendo formado 78 profissionais das áreas da Polícia Civil e Militar, da Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, membros das Forças Armadas, agentes penitenciários e agentes portuários.
O curso superior tem duração de cinco semestres, tendo como público-alvo servidores da carreira de segurança. Hoje, 12 polos Cederj oferecem a graduação em Segurança Publica. A única forma de ingresso é por meio do Vestibular Cederj, que abre inscrições novamente no primeiro semestre de 2017. São oferecidas 15 carreiras, entre elas o de Tecnólogo em Segurança Pública e Social. Todas as graduações são oferecidas pelas universidades públicas. As inscrições são feitas no site www.cederj.edu.br.
Soldado da PM, Rodrigo de Souza Silva é morador de Angra dos Reis e formado em Análise de Sistemas.
“Quero crescer na carreira. Aproveitei a oportunidade”, disse Rodrigo.
Na modalidade de ensino a distância, os formandos tiveram grande parte das aulas online. Os encontros presenciais ocorreram em Angra dos Reis, Campo Grande, Itaperuna, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende e São Gonçalo.
“O estudante recebe todo material didático, na forma online e impressa, gratuitamente. Também pode tirar suas dúvidas pela internet ou por meio de um telefone 0800”, disse o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky.