Curta-metragem contra o Aedes Aegypti

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A atriz global Carla Cristina faz parte do curta que será estreado mês que vem
A atriz global Carla Cristina faz parte do curta que será estreado mês que vem

Luz, câmera, ação! Em fevereiro será estreado um curta no canal oficial do Youtube da Prefeitura de Queimados, o qual aborda sobre um grande vilão está com os dias contados nas telonas do escurinho do cinema. Calma, não se trata de nenhum filme de terror e suspense, mas de um casamento entre a sétima arte e a educação, onde o final feliz se dá com o extermínio do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e a Febre Chikungunya. Artistas do projeto Queimados Encena gravaram um curta-metragem com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção no combate a essas doenças. O filme contou com a participação de peso da atriz global Carla Cristina, que faz a Dinorah na novela “A Rega do Jogo” e será exibido nas escolas municipais.

O enredo conta a história de uma queimadense com Zika que procura uma vidente para saber como se livrar do problema. No caminho, ela encontra um agente de saúde e ignora seus conselhos sobre os 10 minutos de prevenção semanal. A vidente descobre nas cartas que a moça critica o governo, mas a caixa d’água de sua casa está sem tampa e no quintal existem vários focos. O piloto conta com a participação dos atores Marcela Carvalho e Leandro Santanna, que destacou a exibição do curta. “Nosso objetivo é estender esse projeto para outras campanhas de cunho social para serem exibidos em escolas, TVs de repartições públicas e eventos”, afirma.

Além do canal, o curta-metragem será exibido nas escolas municipais
Além do canal, o curta-metragem será exibido nas escolas municipais

O filme foi gravado em duas etapas: a primeira foi gravada nas dependências da Fundição Progresso, no centro do Rio. Uma tenda foi erguida no local e ilustrou o cenário de atendimento da cartomante. Já a segunda, foi gravada na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Queimados. O pano de fundo foi justamente as imagens da cidade. De acordo com Leandro Santanna, os artistas abriram mão do cachê devido à boa causa e a prefeitura local cedeu a equipe de filmagem para a gravação do curta. “Em tempos de crise, temos que improvisar e contar com a ajuda de todos. Tudo para vencer a guerra contra o mosquito”, ressalta.

A secretária de Saúde, Dra Fatima Sanches, acredita que a ação une serviço público à didática. “Ainda há muita falta de informação por grande parte da população sobre o contágio, os sintomas e o tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. Por isso é importante que a população esteja muito bem informada sobre tudo relacionado a essas doenças, principalmente no que diz respeito aos cuidados que podemos tomar para evitar a proliferação delas.  Queremos enfatizar que com  apenas 10 minutos por semana realizando algumas medidas, como retirar a água que fica parada em nossa casa, impedimos a reprodução deles e evita que muitas pessoas adquiram a doença “, conclui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!