
Luz, câmera, ação! Em fevereiro será estreado um curta no canal oficial do Youtube da Prefeitura de Queimados, o qual aborda sobre um grande vilão está com os dias contados nas telonas do escurinho do cinema. Calma, não se trata de nenhum filme de terror e suspense, mas de um casamento entre a sétima arte e a educação, onde o final feliz se dá com o extermínio do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e a Febre Chikungunya. Artistas do projeto Queimados Encena gravaram um curta-metragem com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção no combate a essas doenças. O filme contou com a participação de peso da atriz global Carla Cristina, que faz a Dinorah na novela “A Rega do Jogo” e será exibido nas escolas municipais.
O enredo conta a história de uma queimadense com Zika que procura uma vidente para saber como se livrar do problema. No caminho, ela encontra um agente de saúde e ignora seus conselhos sobre os 10 minutos de prevenção semanal. A vidente descobre nas cartas que a moça critica o governo, mas a caixa d’água de sua casa está sem tampa e no quintal existem vários focos. O piloto conta com a participação dos atores Marcela Carvalho e Leandro Santanna, que destacou a exibição do curta. “Nosso objetivo é estender esse projeto para outras campanhas de cunho social para serem exibidos em escolas, TVs de repartições públicas e eventos”, afirma.

O filme foi gravado em duas etapas: a primeira foi gravada nas dependências da Fundição Progresso, no centro do Rio. Uma tenda foi erguida no local e ilustrou o cenário de atendimento da cartomante. Já a segunda, foi gravada na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Queimados. O pano de fundo foi justamente as imagens da cidade. De acordo com Leandro Santanna, os artistas abriram mão do cachê devido à boa causa e a prefeitura local cedeu a equipe de filmagem para a gravação do curta. “Em tempos de crise, temos que improvisar e contar com a ajuda de todos. Tudo para vencer a guerra contra o mosquito”, ressalta.
A secretária de Saúde, Dra Fatima Sanches, acredita que a ação une serviço público à didática. “Ainda há muita falta de informação por grande parte da população sobre o contágio, os sintomas e o tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes. Por isso é importante que a população esteja muito bem informada sobre tudo relacionado a essas doenças, principalmente no que diz respeito aos cuidados que podemos tomar para evitar a proliferação delas. Queremos enfatizar que com apenas 10 minutos por semana realizando algumas medidas, como retirar a água que fica parada em nossa casa, impedimos a reprodução deles e evita que muitas pessoas adquiram a doença “, conclui.