
Fotos: Divulgação / Internet
A comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, será, neste sábado (26/11), cenário de uma série de atividades de educação ambiental e cultural que serão realizadas na Biblioteca Parque da Rocinha. O Projeto De Olho no Lixo, iniciativa da Secretaria do Ambiente, em parceria com o Viva Rio Socioambiental, vai marcar presença com uma oficina e uma exposição de peças de vestuário, bolsas e acessórios produzidos pelos alunos do curso de Ecomoda. Nesse mesmo dia, também haverá uma oficina do Ecomoda na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Além da coleta de lixo, que é realizada por 30 agentes socioambientais, o projeto De Olho no Lixo tem outro eixo de atuação que é o de educação ambiental, cultura e comunicação que pretende evitar a continuidade de lançamento dos resíduos pelos moradores e transformando lixo em arte e renda. Para isso, são desenvolvidos na comunidade dois cursos gratuitos: Funk Verde que oferece oficinas de percussão e teoria musical com o reaproveitamento de materiais retirados do lixo para a confecção de instrumentos musicais; e o Ecomoda, voltado para a capacitação em produção de acessórios e peças de vestuário, a partir do reaproveitamento de retalhos, tecidos, jeans usados e banners.
O resultado do trabalho dos alunos da Rocinha foi apresentado, no mês passado, em um desfile de moda sustentável, com uma coleção composta por 238 peças entre roupas, bolsas e acessórios produzidos a partir de restos de tecidos, retalhos, roupas usadas e até sacolas plásticas de supermercados e nylons texturizados de torcidas de times de futebol, que teriam como destino a lata do lixo. Algumas dessas peças farão parte da exposição deste sábado.
Fruto de cooperação técnica entre a Secretaria do Ambiente e o Viva Rio Socioambiental, com apoio da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), o Projeto De Olho no Lixo desenvolve trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na Rocinha, visando a minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo.