A Defensoria Pública do Rio vai sediar o I Fórum da Plataforma Consumidor.gov.br. O evento será realizado hoje com o objetivo de apresentar o serviço gratuito lançado pelo Governo Federal como uma alternativa extrajudicial à resolução de conflitos envolvendo a matéria. O evento acontecerá no auditório do segundo andar da sede da instituição fluminense, das 14h às 18h, e será precedido de debates sobre o tema.
Com a presença do defensor-geral do Rio de Janeiro, André Luis Machado de Castro, a mesa de abertura para a difusão da plataforma tecnológica desenvolvida pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, também terá a participação da coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), Patricia Cardoso, e da secretária nacional do órgão desenvolvedor do serviço público, Juliana Pereira, bem como do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e da presidente do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Carioca), Solange Amaral.
“O fórum traz a relevância de dar ao consumidor do Rio de Janeiro o conhecimento desse importante mecanismo de solução extrajudicial de conflitos de consumo que é o portal, uma opção segura, rápida e eficiente. É importante destacar a participação direta da Defensoria Pública na medida em que o Nudecon é o gestor da plataforma no âmbito do Estado do Rio de Janeiro”,ressaltou Patricia Cardoso.
Já o Procon Carioca é o responsável pelo monitoramento na esfera municipal da plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados que, além disso, ainda permite o contato direto entre os consumidores e as empresas cadastradas.