Dengue mata quase 700 pessoas nos primeiros oito meses do ano

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O mosquito aedes aegypti é um dos transmissores da doença, que pode causar hemorragias
O mosquito aedes aegypti é um dos transmissores da doença, que pode causar hemorragias

De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 693 mortes em decorrência da dengue, número 70% maior que o do mesmo período do ano passado. Os dados do boletim mais recente do Ministério da Saúde revelam que foram registrados mais de 1,4 milhão de casos da doença em todo o país nesse período, enquanto, de janeiro a agosto de 2014, foram 508.219.
O pico da incidência foi em abril (216,5 casos para cada 100 mil habitantes). Goiás, com 1.978,8 por 100 mil habitantes e São Paulo, com 1.515, foram os estados com maior incidência da doença de janeiro a agosto. O número de casos graves de dengue nesse período chegou a 1.284 e, no mesmo período de 2014, foi quase a metade, 664. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a maioria dos morreram tinha mais de 60 anos de idade, com comorbidades e fatores de risco para complicação de dengue.

Conforme o Ministério da Saúde, as ações para controle da dengue foram mantidas durante todo o ano, “especialmente no financiamento das atividades e no desenvolvimento dos apoios a estados e municípios, responsáveis pela execução das ações”.

De acordo com a pasta, para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue, foram repassados em janeiro recursos adicionais de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros. O montante é exclusivo para qualificação das ações de combate aos mosquitos transmissores da dengue e da febre chikungunya, o que inclui a contratação de agentes de vigilância.

No estado do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro a julho, o número de casos com suspeita da doença aumentou 655% em relação aos dados de todo o ano passado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Enquanto em 2014, em todo o ano, foram registradas 7.819 suspeitas, neste ano, esse número chegou a 51.215. Apesar do aumento, nenhum município registra epidemia da doença. Até meados de agosto, 13 pessoas morreram em todo o estado por dengue.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!