O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, realizou ontem uma operação simultânea em 16 terminais rodoviários na Região Metropolitana e no interior do estado. Ao longo da manhã, as equipes aplicaram 77 multas e retiraram 17 coletivos de circulação. O objetivo da ação foi verificar as condições dos serviços prestados pelas empresas de ônibus intermunicipais que operam as linhas regulares.
As principais irregularidades encontradas pelos agentes foram: plataforma elevatória do cadeirante inoperante, falta de documentação de porte obrigatório, mau estado de conservação, além da falta de adesivos da campanha contra o mosquito Aedes Aegypti e da proibição de ingestão de bebida alcoólica no interior dos coletivos.
Na ação de hoje, as equipes atuaram nos terminais de Alcântara (São Gonçalo), João Goulart e Roberto Silveira (Niterói), Américo Fontenelle (Central do Brasil), Menezes Côrtes, Alvorada (Barra da Tijuca), Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaguaí, Angra dos Reis, Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.
O Detro vem intensificando as ações de fiscalização, não somente no combate ao transporte de passageiros sem autorização do poder concedente, mas também em operações voltadas para a frota regular. Além da operação de inteligência, o Detro utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141, do email ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo WhatsApp FaleDetro (21 – 98596-8545).
