
Foto: Reprodução
A exoneração de Carlos Augusto Neto Leba e de Wolney Dias Ferreira dos cargos de chefes das polícias Civil e Militar, respectivamente, foi publciada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do estado. O delegado Rivaldo Barbosa assumirá a Polícia Civil, e o coronel Luís Laviano, o comando da PM
As posses de Rivaldo Barbosa e Luís Laviano foram marcadas para esta semana. Segundo twitter da Secretaria de Segurança, Rivaldo Barbosa tomará posse, nesta terça-feira, dia 13, às 10h, na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio. Já o coronel Laviano tomará posse como comandante da Polícia Militar, na quarta-feira, às 16h, no Batalhão e Choque, no Centro do Rio.
Na quinta-feira passada, o interventor federal general Walter Braga Netto exonerou sete diretores e quatro subdiretores de unidades penais do Rio de Janeiro. Publicadas no Diário oficial, as exonerações teriam sido feitas a pedido do delegado David Anthony, atual secretário da Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). Entre os exonerados está Saulo Evaristo Pereira, que deixou a direção do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Campos, no Norte Fluminense. No início de fevereiro, cinco detentos fugiram da penitenciária, após passar por um buraco nas grades.
Saulo Evaristo foi substituído por Luiz Alberto Muniz, que foi nomeado para o mesmo cargo. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o Carlos Tinoco tem capacidade para abrigar 842 presos, mas está superlotado com 1794 detentos.
Também ocorreram mudanças na direção das unidades penais Danton Crespo de Castro, em Campos, Romero Neto e Hélio Gomes, em, Magé, juíza Patrícia Aciolli, em São Gonçalo, Francisco Spargoli Rocha, em Niterói, e Lemos de Brito, no município do Rio. Ouvido pela reportagem, Gutembergue de Oliveira, presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, disse que os exonerados foram indicados pela a administração anterior da Seap, e por isso perderam os cargos.