
Fotos: Marcia Costa
Em entrevista ao D.O Notícias, o secretário de Educação, Wagner Victer, destacou os projetos que serão realizados neste novo ano letivo para melhorar a qualidade de ensino nas escolas da rede estadual.
D.O Notícias – Quais ações ou programas serão prioridades neste novo ano letivo?
Wagner Victer – Para 2017, uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação (MEC) possibilitará que 36 escolas em 26 municípios, sendo 25 delas Cieps, ofertem Ensino Médio em tempo integral, que estarão vocacionadas ao ensino do Empreendedorismo. A iniciativa é por meio do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral. Nessas unidades de ensino, que se juntam a outras da rede estadual que já oferecem o ensino integral, os alunos terão carga horária adicional de disciplinas como Matemática, Português e Inglês.
D.O Notícias – A secretaria planeja o reforço em algumas disciplinas?
Victer – Haverá, sim, o reforço em diversas disciplinas em cerca de 700 escolas, com a inclusão no programa Mais Educação, do MEC, possibilitando que os alunos participem de oficinas de letramento em Língua Portuguesa e Matemática, e a inscrição de escolas para participar do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), também do Ministério da Educação, onde os estudantes terão a oportunidade de desenvolver competências e habilidades, enfatizando Língua Portuguesa e Matemática.
D.O Notícias – As escolas do Estado vão dobrar a carga horária de Filosofia e Sociologia este ano. Como acontecerá a mudança?
Victer – A mudança vale para quem ingressar na 1ª série do Ensino Médio a partir deste ano: os alunos terão dois tempos de cada disciplina por semana.
D.O Notícias – E quais ações da pasta se destacaram em 2016?
Victer – A secretaria fez parcerias importantes e que serão intensificadas em 2017. Uma delas é com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, cujo objetivo é contribuir para a popularização e melhoria do ensino da Matemática e difundir o conhecimento da disciplina em todos os níveis. A proposta pretende melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos e, além disso, as notas do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Enem. A Secretaria de Educação continuará a incentivar escolas e alunos a participarem de importantes competições, como as olímpiadas brasileiras de Matemática, de Língua Portuguesa, de Física e de Química; e do Prêmio de Educação Científica. A meta é buscar a melhoria constante dos indicadores do ensino fluminense e eficientes práticas pedagógicas e administrativas.