Encontro de Folia de Reis encanta o público em Paty

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Tradicional manifestação popular celebra visita dos reis magos ao menino Jesus – Nos dias 03 e 04 de janeiro, as ruas do Centro de Paty e de Avelar, respectivamente, atraíram um público expressivo para acompanhar uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas do Brasil: a Folia de Reis. O prefeito Dr. Julinho Juju prestigiou os dois dias de encontros junto ao secretário de Cultura, Kenny Nobre, e outras autoridades do governo.

Celebrando a tradição dos Três Reis Magos e sua busca pela manjedoura onde estava o menino Jesus, cinco folias se apresentaram no Centro de Paty: Relíquias dos Reis Magos, Jornada Estrela Dalva da Sagrada Família, Bandeira da Sagrada Família: Jesus, Maria e José, Jornada Sagrada Estrela de Davi e Bandeira Visita dos Magos.

Em Avelar, se apresentaram a Jornada Estrela Dalva Mirim, Bandeira Estrela da Paz, Jornada Guia do Oriente, Bandeira Sagrado Coração de Jesus e Bandeira Encanto do Oriente. Com uma hora para cada apresentação, os primeiros minutos são reservados para orações diante do presépio; em seguida, os palhaços realizam suas performances irreverentes, com acrobacias que fascinam o público. Os grupos são liderados pelos mestre e contramestre, figuras de relevância responsáveis por puxar o canto, conhecido como toada, no qual o mestre canta e os outros foliões respondem.

Os grupos de Reisado seguem a tradição de visitar as casas com sua bandeira ou estandarte próprio – ao qual tributam especial respeito –, tocando músicas em louvor aos reis magos e ao nascimento do menino Jesus. Além da música, a festividade engloba orações, danças, brincadeiras, um vestuário único e muitos adereços.

Admirado com as apresentações, o prefeito Julinho falou sobre a importância desta manifestação para o município. “Festas como a Folia de Reis fortalecem o senso de comunidade, demonstram a força da religiosidade do nosso povo e engrandecem a nossa cultura popular. A participação das crianças é fundamental para que a manifestação continue sendo levada à frente, preservando esse ritual tão rico. Estou honrado de participar desses encontros, receber os estandartes e sentir a força da tradição”, afirmou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!