
Chegar ao Centro do Rio foi uma tarefa difícil na manhã de ontem. Um acidente envolvendo 12 veículos na pista central da Avenida Brasil transformou o deslocamento ainda mais complicado. Apesar da gravidade, nenhuma vítima teve ferimentos considerados graves. Seis pessoas foram encaminhadas para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio. Segundo a secretaria estadual de Saúde, todas já receberam alta. Outras nove vítimas que sofreram ferimentos leves foram atendidas no local por bombeiros do 24º GBM (Irajá) e liberadas em seguida. Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 27 pessoas ficaram feridas.
Nove automóveis, duas vans e um ônibus se envolveram no acidente. O engavetamento aconteceu na pista sentido centro na altura de Parada de Lucas, e deixou 27 feridos em um trecho bem movimentado da Avenida Brasil. O trânsito ficou interditado, o que provocou quilômetros de engarrafamento. A via foi parcialmente liberada às 7h52.
Segundo relatos de testemunhas, o ônibus perdeu o freio e bateu. Uma pessoa ficou presa às ferragens. Seis foram encaminhadas pelos bombeiros para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde foram medicadas e liberadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos levados para o hospital são: Luciana B. Monteiro, 32 anos, Valéria A. do Carmo, 23, Thales P. Lacerda, 23, Susana S. Ferreira, 33, Josimery de Jesus G. dos Santos, 31 e Guilherme Henrique P., 54 anos.
Um dos carros se chocou com o ônibus e ficou destruído. Seus ocupantes foram retirados das ferragens pelos bombeiros, num trabalho demorado, tamanho o estrago do veículo. Outro automóvel bateu na mureta de concreto que divide as pistas da via, que leva trabalhadores que vão da Baixada Fluminense e da Zona Oeste para trabalhar no centro da capital.
Os motoristas que trafegavam pela via no sentido Centro foram obrigados a pegar o desvio para a pista lateral. Equipes da prefeitura trabalharam no local e agentes de trânsito orientam o desvio. Uma das opções para fugir do congestionamento foi pegar a Linha Vermelha. O acidente causou aproximadamente 19 quilômetros de lentidão.