Guardas municipais do Rio detiveram, nesta quinta-feira (24), um engraxate suspeito de integrar a “gangue da mostarda” — grupo que costuma sujar calçados das pessoas, principalmente turistas, e depois se oferecer para limpá-los. O suspeito, de 36 anos, foi detido na Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidade.
Segundo a GM, os integrantes da gangue chegam a cobrar até R$ 100 para a limpeza dos sapatos. Em caso de recusa, furtam pertences e dinheiro das vítimas. Os guardas desconfiaram do engraxate, que estava parado em um quiosque na altura do Posto 5, porque na caixa em que estava o material usado por ele havia 30 pacotes de mostarda.
Após ser abordado pelos guardas, o suspeito foi levado para a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat) e, como não havia nenhum mandado de prisão expedido contra ele, foi liberado. A mostarda e a caixa de engraxar ficaram apreendidas.
Desde maio deste ano, guardas municipais já conduziram mais de 52 engraxates suspeitos para a delegacia, sendo que 20 deles estavam com saquinhos de mostarda.