Feira de ciência do estado será realizada na Quinta da Boa Vista

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A 9º Fecti será realizada na Quinta da Boa Vista amanhã e domingo das 10h às 17h
A 9º Fecti será realizada na Quinta da Boa Vista amanhã e domingo das 10h às 17h

Com entrada gratuita, começa neste sábado (14) a 9ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), o maior evento de ciências dirigido a estudantes, no estado. Durante a feira, 550 estudantes de 6º ao 9º ano e do ensino médio e técnico terão a oportunidade de apresentar mais de 200 projetos nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Interdisciplinar e Desenvolvimento de Tecnologia. Os experimentos foram desenvolvidos em 120 escolas de 40 municípios do estado do Rio. Os interessados poderão conferir o evento até domingo (15), nas proximidades do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão (Rio de Janeiro), das 10h às 17h.
“Este é um evento que nos enche de orgulho, pois é a vitrine para mostrarmos o que nossas crianças e jovens estão produzindo em suas escolas. Os projetos, além de fantásticos, são um incentivo para continuarmos trabalhando pela construção de mais oportunidades para os estudantes. O interesse pela ciência existe dentro das crianças. Temos que estimular. Por sinal, levar seus filhos à feira já é um grande incentivo. Tenho certeza que será um excelente programa para toda a família”, convoca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.
O objetivo do evento é promover e popularizar a ciência na capital, e no interior do estado, através da divulgação de projetos de pesquisa, em diversas áreas, desenvolvidos no ambiente escolar, por alunos de escolas públicas e privadas do estado. A IX Fecti é uma realização da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento tem o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Museu Nacional/UFRJ.
“A Fecti é uma ação voltada para enriquecer e dinamizar a prática pedagógica do professor e, sobretudo, despertar nos estudantes o gosto pela ciência. Além disso, ainda descobrimos talentos para a área”, enfatiza a vice-presidente científica da Fundação Cecierj, Mônica Santos Dahmouche.
Serão premiadas com medalhas os professores e estudantes dos três melhores trabalhos em cada categoria. Ganhará troféu a escola com o projeto melhor colocado em cada categoria. Bolsas CNPq serão oferecidas para os alunos autores dos trabalhos premiados nas categorias de ensino médio de Iniciação Científica Júnior do CNPq. Os dois melhores trabalhos de escolas de aplicação ou técnicas serão indicados para participar da feira nacional que ocorre em Belo Horizonte, MG, até três trabalhos para a feira internacional de Olinda, três trabalhos para a feira internacional q ocorre em Novo Hamburgo e os quatro melhores trabalhos para a Febrece, na cidade de São Paulo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!