O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab – http://www.rj.gov.br/web/setrab) e do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), informa a abertura de 1.650 vagas de trabalho com carteira assinada em várias regiões do estado. Com exigência de formação entre o ensino fundamental incompleto e o superior completo e com Salários que podem chegar até R$ 5 mil. São para ambos os sexos. São 147 colocações para deficientes.
A Capital tem 1.365 vagas, sendo 477 para Vendedor Interno, 130 para Operador de Telemarketing Receptivo, 100 para Motorista de ônibus Urbano, 80 para Auxiliar nos Serviços de Alimentação, 75 para Operador de Caixa, 75 para Atendente de Lojas e Mercados, 64 para Estoquista, 50 para Montador de Móveis, 50 para Garçom, 46 para Vendedor de Comércio Varejista, 40 para Fiscal de Loja, 20 para Motorista de Caminhão, 17 para Padeiro, 15 para Auxiliar de Cozinha, 13 para Auxiliar de Mecânico de Refrigeração, 13 para Mecânico de Refrigeração, 13 para Auxiliar de Manutenção Predial, 13 para Operador Eletromecânico, 12 para Promotor de Vendas, entre outras.
Na Região Metropolitana são 30 para Representante Comercial Autônomo, entre outros. No Médio Paraíba são nove (9) oportunidades.
A Região Serrana tem 93 chances, sendo 16 para Costureiro na confecção em Série, sete (7) para Vendedor em Domicílio, nove (9) para Trabalhador da Manutenção em Edificações, sete (7) para Garçom, cinco (5) para Cozinheiro em Geral, entre outras.
Entre as oportunidades para deficientes, existem 67 para Vendedor no Comércio Varejista, 26 para Faxineiro, 13 para Auxiliar nos Serviços de Alimentação, dez (10) para Copeiro, 12 para Almoxarife, nove (9) para Embalador à Mão, três (3) para Operador de Caixa e duas (2) para Frentista.
É importante salientar que as unidades não recebem currículos e que a inscrição para se candidatar às vagas coletadas pela secretaria devem ser feitas nos postos Sine/Setrab (http://www.rj.gov.br/web/setrab/exibeconteudo?article-id=164788) ou no site maisemprego.mte.gov.br. A secretaria também mantém em seu site o PDF com a distribuição de chances existentes por região e função.
Ao se dirigir a uma unidade Sine/Setrab para se candidatar a uma vaga, o trabalhador deve verificar se o perfil que tem cadastrado no sistema é compatível com a oportunidade existente. Caso tenha interesse em ocupar alguma outra função que não esteja registrada em sua ficha, peça ao atendente a orientação de como poderá concorrer a outras chances que estejam à disposição.