
Começou ontem a primeira fase da pré-matrícula para as escolas estaduais no Rio de Janeiro. Segundo a secretaria estadual de Educação (Seeduc), a primeira fase é feita através do site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), onde podem ser obtidas informações sobre o processo de inscrição, vagas disponíveis e como confirmar a matrícula na unidade escolar.
Diferente dos anos anteriores, não haverá processo seletivo para escolas que possuíam essa forma de ingresso. Exceto nas unidades de Ensino Médio de Referência, onde a entrada será por meio de sorteio público. O resultado será divulgado pela a Seeduc no dia 23 de novembro em uma relação nominal de todos os estudantes alocados. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.
Para a confirmar a matrícula será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH).
A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias (19/01 e 20/01) exclusivos para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos Fundamental e Médio.
As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; e fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos.
Dupla Escola
Ensino Médio Vocacional Profissionalizante – Reúne as propostas de formação técnica de nível médio com formatos diversos, sob a égide da educação integral. Oferecendo ao aluno horário diferenciado e formação plena, a proposta conjuga a formação geral à formação para a cidadania e para o mundo do trabalho.
Ensino Médio Vocacional Intercultural – Percurso formativo que garante ao aluno o domínio e o uso da língua estrangeira de forma fluente, beneficiando-o com a ampliação dos conhecimentos em diversas áreas do conhecimento – o que é desenvolvido e estimulado através de um trabalho interdisciplinar. O ensino da língua estrangeira é concebido como estratégia para a formação de alunos críticos e autônomos.
Ensino Médio Articulado ao Técnico – Proposta inovadora de educação profissional direcionada aos alunos do nível médio.
Solução Educacional
Proposta que prioriza a educação integral, concretizada a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades diferenciais. Dispensa tratamento integrador ao currículo escolar, baseando-se no conceito de educação plena e relacionando os saberes aos desafios juvenis, ao conhecimento acumulado e a transformação da realidade.
Renovação de Matrícula
Para quem já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é preciso renovar a matrícula na unidade escolar, diretamente na secretaria da escola, até o dia 20 de novembro.