Com a nova sede da CASA LAR de Guapimirim estamos cumprindo mais uma etapa de uma das promessas de minha administração”. A afirmação é do Prefeito Zelito Tringuelê ao anunciar a inauguração que vai acontecer, nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 17h. A Unidade Institucional de Acolhimento CASA LAR acolhe crianças e adolescentes em idades de zero a 17 anos e 11 meses em situação de medidas protetivas aplicadas pelo Tribunal de Justiça de Guapimirim.
Luidia Duncan, coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, esclareceu que “anteriormente as crianças e adolescentes de Guapimirim que tinham violação de seus direitos por violências físicas, emocionais ou em situação de abandono ficavam acolhidas em municípios vizinhos. Somente em abril de 2018 puderam contar com uma Unidade CASA LAR de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos pelo empenho e determinação da ex-secretária Paula Tringuelê.”
O Secretário de Assistência Social de Guapimirim, Adib Fara Maluf e sua equipe, não mediram esforços na continuidade do trabalho e, junto com o Prefeito Zelito Tringuelê, conseguiram que esta nova sede se tornasse realidade, com espaço que proporciona ainda mais dignidade e qualidade habitacional a estas crianças e jovens disponibilizando um local totalmente reordenado, inclusive com área de lazer para que tenham um conforto maior. Além do Ministério Público e Vara da Infância estas crianças são acompanhadas por uma equipe técnica de psicólogos e assistentes sociais. Teremos na CASA, um total de 17 crianças e jovens, embora a tipificação seja para 10 moradores. Eles serão acompanhados diretamente por Mãe Social, educadora social, auxiliar de cuidadora, cozinheira e vigia. A CASA LAR fica na Avenida Santo Antônio, 119- Quinta Mariana.