
Foto: Ascom/Hemorio
O Hemorio, vinculado à Secretaria de Saúde, lançou esta semana a 13ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade para incentivar a população a doar sangue e reforçar os estoques para o carnaval. O hemocentro elaborou uma programação especial para os doadores.
“O objetivo é manter a média de 300 doações de sangue por dia no carnaval, período em que as pessoas deixam de comparecer ao Hemorio, por conta das festas”, afirmou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.
O hemocentro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem capacidade para receber até 500 doadores diariamente.
Historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias nos dias de folia. No entanto, durante as duas primeiras semanas de janeiro, houve queda e foram coletadas, em média, 120 bolsas de sangue por dia.
Programação
Na Baixada Fluminense, a coleta móvel do Hemorio foi realizada em Nilópolis na quinta-feira (21) e na próxima quarta-feira (27) estará no Hospital Municipal de Magé. No Rio, o mesmo tipo de serviço será realizado na terça-feira (26) na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Já no dia 2 de fevereiro, o desfile do bloco Vem Doar Pra Mim, irá incentivar foliões a comparecerem no Hemorio, além de sortearem fantasias cedidas pela escola de samba Estácio de Sá.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.
Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo Estado do Rio de Janeiro.