Itaguaí inaugura sua primeira cooperativa de agricultores familiares

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Os agricultores comemoraram a criação da cooperativa, que já possui 23 produtores locais cadastrados Foto:  Alexandra Pavan / SECOM PMI
Os agricultores comemoraram a criação da cooperativa, que já possui 23 produtores locais cadastrados
Foto: Alexandra Pavan / SECOM PMI

A primeira Cooperativa de Agricultores Familiares de Itaguaí (Coopafit) foi inaugurada esta semana. A cerimônia reuniu produtores rurais da área, os contra-almirantes da Marinha do Brasil, Newton Almeida Costa Neto e Paulo Cesar Colmenero, o diretor da Odebrecht, Fábio Gandolfo, representantes do Projeto Rio Rural da Emater-RJ e secretários municipais. A Coopafit fica na Estrada do Mazomba.
O projeto da cooperativa surgiu do programa “Alimento justo” da Odebrecht, com incentivo também da Marinha do Brasil e apoio da Vale, ICN e do Banco do Brasil, que realizou um levantamento em Itaguaí para identificar quem eram os agricultores locais. O objetivo do programa é incentivar a agricultura familiar, adquirindo os alimentos para serem utilizados pela própria empresa, em seus refeitórios.
Segundo o prefeito Weslei Pereira, o programa é um incentivo à autogestão dos agricultores familiares e é o resgate da vocação agrícola do município. Hoje, os principais atores são os agricultores familiares que só têm a ganhar com a cooperativa. A ideia é fortalecer o sistema de produção e comercialização dos alimentos produzidos no município, aumentando a produção, utilizando os recursos naturais com responsabilidade e, consequentemente, trazendo melhores perspectivas de vida às famílias rurais. Itaguaí já foi um dos maiores produtores do estado de aipim, coco, banana, jiló e outros. Mas há mais de uma década, a atividade estava recebendo pouca atenção e os produtores estavam desassistidos. Agora, é o momento de resgatar a nossa vocação”, relatou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Itaguaí, Hamilton Medeiros, a pasta vem desenvolvendo diversas ações de apoio aos agricultores familiares com incentivos à organização. “ Nossa meta é a melhoria da produção e a vida das famílias rurais do município. Oferecemos todo apoio técnico necessário para elaboração do Plano de Negócios”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!