
Foto: Alexandra Pavan / SECOM PMI
A primeira Cooperativa de Agricultores Familiares de Itaguaí (Coopafit) foi inaugurada esta semana. A cerimônia reuniu produtores rurais da área, os contra-almirantes da Marinha do Brasil, Newton Almeida Costa Neto e Paulo Cesar Colmenero, o diretor da Odebrecht, Fábio Gandolfo, representantes do Projeto Rio Rural da Emater-RJ e secretários municipais. A Coopafit fica na Estrada do Mazomba.
O projeto da cooperativa surgiu do programa “Alimento justo” da Odebrecht, com incentivo também da Marinha do Brasil e apoio da Vale, ICN e do Banco do Brasil, que realizou um levantamento em Itaguaí para identificar quem eram os agricultores locais. O objetivo do programa é incentivar a agricultura familiar, adquirindo os alimentos para serem utilizados pela própria empresa, em seus refeitórios.
Segundo o prefeito Weslei Pereira, o programa é um incentivo à autogestão dos agricultores familiares e é o resgate da vocação agrícola do município. Hoje, os principais atores são os agricultores familiares que só têm a ganhar com a cooperativa. A ideia é fortalecer o sistema de produção e comercialização dos alimentos produzidos no município, aumentando a produção, utilizando os recursos naturais com responsabilidade e, consequentemente, trazendo melhores perspectivas de vida às famílias rurais. Itaguaí já foi um dos maiores produtores do estado de aipim, coco, banana, jiló e outros. Mas há mais de uma década, a atividade estava recebendo pouca atenção e os produtores estavam desassistidos. Agora, é o momento de resgatar a nossa vocação”, relatou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Itaguaí, Hamilton Medeiros, a pasta vem desenvolvendo diversas ações de apoio aos agricultores familiares com incentivos à organização. “ Nossa meta é a melhoria da produção e a vida das famílias rurais do município. Oferecemos todo apoio técnico necessário para elaboração do Plano de Negócios”, disse.