Mais um dia de tiroteio no Complexo da Maré

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, relatam, por meio de redes sociais, um intenso tiroteio na comunidade, na manhã desta quinta-feira (6). Segundo eles, há movimentação de blindados da polícia nas favelas Nova Holanda e Parque União, que integram o conjunto de favelas.

“Só porque hoje ia ser a festinha das crianças na creche. Fala sério. Ninguém vive mais em paz, não”.

“Bom dia!! Nem deu tempo de sair da cama. NH (Nova Holanda) muitos tiros”.

“Mais um dia e nossos filhos sem aula”.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, o Comando de Operações Especiais (COE) realiza uma operação na Maré. A corporação informou que ainda não há balanço da ação.

Na última sexta-feira, a Justila determinou a presença obrigatória de ambulâncias em operações policiais na Maré. Além disso, foi estabelecido um prazo de 160 dias para que o governo estadual apresente um plano de redução de riscos e danos para evitar violações de direitos humanos durante ações no local.

A decisão, da juíza Ana Cecília Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública, foi tomada atendendo um pedido da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em ação civil pública protocolada em 2016.

A juíza ainda estabeleceu a instalação de equipamentos de aúdio e vídeo e de GPS nas viaturas das polícias Militar e Civil que atuam na Maré. A magistrada determinou ainda que “seja divulgado aos agentes de segurança” que mandados de prisão e de busca e apreensão só podem ser cumpridos durante o dia, com exceção de casos de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro.

Um pedido da defensoria foi negado: para que informações obtidas por denúncias anônimas não fossem utilizadas como base para uma invasão domiciliar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!