União e proteção. A Secretaria de Assistência Social e Direitos humanos de Mangaratiba, acaba de lançar o projeto Mangaratiba Protege, iniciativa que conta com estratégias e ações para combater a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes no município. A solenidade aconteceu nesta sexta (11) no Centro Cultural Cary Cavalcanti.
O Mangaratiba Protege foi elaborado pela subsecretaria de Direitos Humanos. Ele vai mapear as violências e abusos sexuais no município, para traçar estratégias de enfrentamento com base nos dados. O projeto prevê a capacitação dos profissionais envolvidos (saúde, educação, assistência, segurança) em busca de um atendimento humanizado às vítimas, além de conscientizar e convocar a população em prol da causa.
Na cerimônia foram exibidos os dados de violências levantados no município e o perfil das vítimas. Foi explicado para os presentes quais os serviços já são oferecidos na cidade através da Sala Lilás, Estratégias de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Delegacia, e como eles serão aprimorados.
O Prefeito Luiz Claudio Ribeiro marcou presença no evento. Ele exaltou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias em busca da proteção de crianças e adolescentes de Mangaratiba.
“Vamos elencar a proteção de crianças e adolescentes como uma das nossas prioridades. Nossa meta é diminuir os índices de violências e abusos sexuais cometidos em Mangaratiba, pois nosso papel é cuidar dos nossos. Para isso, precisamos do trabalho de todos, incluindo aqueles que tem contato direto com as possíveis vítimas. A luta não será fácil, mas tenho certeza que brevemente vamos colher os frutos”, falou o Prefeito.
O evento contou com a participação dos secretários Edu Jordão (Assistência Social e Direitos Humanos), Renato Delmiro (Educação), Anderson Quadros (Segurança) e Ana Venito (Juventude), dos subsecretários Taynara Ramos (Direitos Humanos), Adilson Câmara (Assistência Social), e do Vereador Daniel Vasconcellos.
Também marcaram presença o Delegado Roberto Nunes (165ª DP) e o Professor da UFF, Juan Vicente. Além dos representantes do Conselho tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mangaratiba (CMDCA), do ARTE VIVA, e agentes da Guarda Municipal (Ronda Maria da Penha, Grupamento de Ronda Escolar e Patrulheiros Mirins).