
Reprodução
Vias importantes do Rio tiveram bloqueios na mandrugada e no início da manhã desta sexta-feira. Um protesto na Avenida Brasil, em frente ao Into, foi dispersado, por policiais militares do Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões), que usaram bombas de efeitos moral contra os manifestantes. A manifestação contra a Reforma da Previdência e por mais recursos para a educação chegou a bloquear totalmente a via, no sentido Centro, até as 7h50m. Em seguida, a via ficou parcialmente liberada e, às 8h37m, todas as faixas foram liberadas para o tráfego, e a circulação ficou normal.
Já o acesso da Ponte para a Avenida Brasil foi liberado às 7h45m, no sentido Centro. Mais cedo, quando o ponto estava bloqueado, a Ponte Rio-Niterói ficou congestionada no sentido Centro, com tempo de travessia de 86 minutos. Passageiros deixaram os ônibus e caminharam pela via.
Por volta das 8h, o tempo de travessia caiu para 56 minutos para o Rio. Há lentidão dos acessos, em Niterói, até Mocanguê e da grande reta à saída para o Gasômetro. A CET-Rio e PM atuam no local. Às 9h, a situação foi normalizada em 16 minutos.
Em outro ponto, manifestantes estavam na Avenida Francisco Bicalho, no sentido Avenida Brasil. Eles partiram da Avenida Presidente Vargas. Segundo o Centro de Operações do Rio, o grupo caminhou até a frente do Into, onde se juntou a um segundo grupo que lá protestava. Neste local, a Avenida Brasil sentido Centro permanecia parcialmente bloqueada por volta de 8h20m. Há reflexos no trânsito desde Bonsucesso.
Segundo o Centro de Operações Rio, às 7h54m, o total de congestionamento na cidade era de 43 km, bem inferior ao das três sextas-feiras anteriores, que foi de 71 km. Às 8h22m era de 35 km, enquanto as três sextas passadas registraram, em média, 60 km no mesmo horário.
Em Campos dos Goytacazes, foi liberada, pouco antes das 8h, a pista no sentido Niterói da BR-101, na altura do km 76. Os manifestantes se concentraram no local a partir de 5h06m e lá ficaram até 7h54m. Neste período, a retenção máxima foi de quatro quilômetros, no sentido Espírito Santo, e três quilômetros, no sentido Niterói.
Mais cedo, por volta das 5h20m, um protesto chegou a fechar a Linha Vermelha, na altura da Avenida Brigadeiro Trompowski, na Ilha do Fundação. A calha do BRT chegou a ficar parcialmente interditada. A via foi liberada por volta das 6h.
Veja como estão os transportes
Trens
Todos os ramais em operação regular no momento.
BRT
Os corredores Transcarioca, Transoeste e Transolímpica seguem com a circulação regularmente no momento.
Ônibus
Os ônibus operam normalmente.
Metrô
Linhas 1, 2, 4 e serviço de metrô na superfície em operação normal.
Barcas
Operam normalmente.
VLT
Linhas 1 e 2 operam normalmente.