Os moradores de Santo Elias começaram a manhã da última quinta-feira, dia 11, com a atuação da Subsecretaria Municipal de Assistência Social em mais um Mesquita em Ação. Isso porque o CRAS Santo Elias saiu do seu espaço físico, que fica na Rua Cesário 659, para levar à população informações, atendimentos e serviços assistenciais à Rua Ricardo.
Segundo a coordenadora do CRAS Santo Elias, Cristina Drummond, os serviços prestados precisam estar além do espaço físico. “Nosso objetivo é levar o CRAS para fora, buscar a população e mapear suas necessidades. Nesse momento pandêmico, principalmente, é importante que façamos essa inclusão”, ela destaca.
Subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Nara Cristina reforça o valor e a representação dos CRAS no município. “Muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem quais serviços são oferecidos nesses equipamentos e, por isso, é preciso realizar agendas e difundir esse trabalho”, explica.
Para isso, os munícipes foram atendidos em serviços como Cadastro Único, Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além disso, os presentes contaram com a isenção para emissão de documentos e corte de cabelo gratuito. As crianças, é claro, não ficaram de fora: tiveram pintura infantil e recreação, entre outras atividades.
Maria Carvalho, 65 anos, já é cadastrada no CRAS Santo Elias. Mesmo assim, não perdeu a ação social. “Hoje, vim buscar informações sobre o Bolsa Família e fui orientada sobre o que fazer. É muito bom ter ações que atendam as nossas necessidades”, ela conta.
Maria também teve a glicose e a pressão aferidas. Isso foi possível porque profissionais da atenção básica da Clínica da Família Jacutinga participaram da ação. A equipe ainda levou informações sobre o Novembro Azul – mês de campanha de conscientização sobre o Câncer de Próstata.
Novembro Azul
Os profissionais de saúde da Clínica da Família Jacutinga levaram uma pauta àqueles nem sempre estão presentes na unidade. Para conscientizar sobre o mês de prevenção do Câncer de Próstata, a gestora da unidade, Ana Cléa, conversou com o público sobre os sintomas, a importância de um acompanhamento de rotina no município e o cuidado preventivo da saúde do homem. Além de, é claro, falar sobre os estigmas relacionados à doença.
“Discutir e desmitificar alguns mitos que envolvem o câncer de próstata é mais importante do que as pessoas imaginam. Os preconceitos e brincadeiras são ruins e só motivam constrangimento, fazendo com que muitos homens deixem de cuidar da saúde de forma preventiva e, assim, garantir um diagnóstico precoce”, salienta Ana Cléa.