Três mulheres foram presas, na noite deste domingo, acusadas de furtar pertences — entre eles celulares — de passageiros de um ônibus em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Wanda Rocha Macedo, de 29 anos, Mônica de Mattos, de 46, e Eliane Alves Domingos de Oliveira, de 47, foram abordadas por policiais militares e guardas municipais do Rio+Seguro quando fugiam de táxi pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Juntas, as três têm 21 passagens pela polícia por furtos a pedestres e em coletivos cometidos na Zona Sul: Wanda tem oito anotações criminais; Mônica, nove; e Eliane, quatro. Com as mulheres foram recuperados sete aparelhos celulares, bolsas e documentos. Elas foram autuadas em flagrante na 12ª DP (Copacabana) e responderão pelo crime de furto qualificado.
De acordo com a polícia, Wanda, Mônica e Eliane adotavam a prática conhecida como “furto com destreza”. Para conseguirem pegar pertences das vítimas sem despertar suspeitas, elas as distraíam. A única a perceber a ação criminosa deste domingo foi uma mulher de 52 anos. Foi ela que chamou os agentes.