Nova Iguaçu realiza palestra sobre ‘Mulheres Negras e Desigualdades’

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu realizou na tarde desta terça-feira (30), a palestra ‘Mulheres Negras e Desigualdades’ em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. O evento aconteceu no auditório da Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu. A palestrante foi a professora e pesquisadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Heloísa Helena de Oliveira Santos.
“Temos que entender o porquê até hoje as mulheres negras têm mais dificuldades de acesso aos equipamentos de saúde. Há vários problemas que atingem esse grupo social. Falamos um pouco de como o preconceito, o machismo e o racismo atingem a vida das mulheres negras no Brasil”, contou Heloísa.
Foram homenageadas diversas mulheres negras do Brasil, como Tereza de Benguela, que coordenou o Quilombo do Quariterê, maior quilombo do Mato Grosso; Dandara dos Palmares, que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII; Carolina de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil; Ruth de Souza, considerada a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira, entre outras.
“Promover um debate e reflexão sobre a luta da mulher negra na sociedade que vivemos, com momentos de desigualdades e preconceitos é de suma importância para incentivar o empoderamento feminino”, afirmou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.
De acordo com Miriam Magali, coordenadora de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu, a palestra também é uma forma de homenagem às mulheres negras. “Estamos fortalecendo vínculos e essa luta de todas nossas mulheres negras, que vivem num mundo de desigualdade”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!