
Agentes da Operação Centro Presente, na segunda-feira (15), prenderam Marciel Fernandes de Moraes, 23 anos, na Rua do Ouvidor. Segundo os policiais militares, após consulta ao Sistema de segurança (Sinesp), foi verificado que contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de furto qualificado. Marciel foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá) e o mandado pendente cumprido. O preso possui anotações criminais por furto e corrupção de menores.
Na manhã de segunda, policiais militares da Operação, em patrulhamento na Rua Uruguaiana, abordaram um homem em atitude suspeita. Com ele foi encontrada uma faca de caça e acampamento com bainha. Ele foi encaminhado à 5ª DP (Mem de Sá), onde o material ficou apreendido.
Balanço
Até a noite de segunda, os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 2.137 prisões, sendo 1.255 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 162 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 63 pessoas por porte de arma branca e nove por porte de arma de fogo, 76 por roubo e 136 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 589 ações de acolhimento a moradores de rua.
Conheça a Operação Segurança Presente
No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público – fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro. As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.
A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.
Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.