
Foto: Emerson Garcia de Deus
O prefeito Eduardo Paes, o sub-prefeito da Zona Norte1, André Santos e o Ministro do esporte George Hilton abriram ontem à população o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Norte do Rio. Uma das principais áreas de competição olímpicas, o parque abriga o Circuito de Canoagem Slalom e as pistas de BMX e Mountain Bike. Neste verão, a parte aquática das instalações vai ser aberta ao público, antecipando o legado dos Jogos e beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas, em especial moradores dos bairros Anchieta, Campo dos Afonsos, Deodoro, Guadalupe, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Parque Anchieta, Realengo, Ricardo de Albuquerque e Vila Militar, e dos municípios vizinhos Nilópolis, Nova Iguaçu e Mesquita.
“O que estamos fazendo aqui, entregando o parque à população, é algo inédito na história das Olimpíadas. Permitir que a população faça uso do parque antes dos Jogos é muito bom. O carioca poderá aproveitar o verão aqui, com uma estrutura completa de lazer, com cadeiras, coberturas, área de alimentação, entre outros benefícios. É como se fosse uma praia para uma região da cidade que estava muito abandonada. Trata-se de uma utilização mais do que adequada do legado dos Jogos, a maior prova do quanto as Olimpíadas ainda trarão coisas boas para a cidade”, disse Paes.

Foto: Emerson Garcia de Deus
A partir de hoje e até o dia 1º de março, aniversário de 451 anos do Rio de Janeiro, o parque funcionará de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h, fechando às segundas e terças-feiras para manutenção. Após o dia 1º, ele volta a ser uma instalação olímpica e será entregue ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Neste período de uso pela população, o local será administrado pela Rio Eventos, com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar, e contará com um lago artificial com três níveis de profundidade (1,95m, 1,20m, 0,45m), chuveiros, espreguiçadeiras, boias, ombrelones, além de tendas para venda de bebidas e lanches. Guarda-vidas estarão em toda a extensão do lago, inclusive dentro d’água. Haverá ainda oficinas de atividades aquáticas, com professores de educação física, monitores e animadores infantis.
“É um espaço maravilhoso que não será utilizado somente por atletas. Abrirá suas portas para os moradores de uma região que há muito ansiava por um lugar como esse”, falou o ministro.
O Parque Radical terá entrada gratuita e capacidade para receber até três mil pessoas por dia, com controle de acesso e segurança por roletas que vão ficar na entrada do parque. Carrinhos elétricos estarão à disposição para transportar gestantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Todos deverão portar documento de identidade e passar pelo posto de cadastramento, onde receberão uma pulseira que identificará maiores e menores de 18 e menores de 12 anos. Estes só poderão entrar acompanhados de seus responsáveis.