
Fotos: Clarice Castro
Os primeiros navios da temporada de cruzeiros 2016 – 2017 já estão chegando ao Píer Mauá. A maior movimentação de navios acontece nas vésperas do Natal (24/12) e do Réveillon (31/12). Serão três embarcações em cada data aportando na cidade. Até abril, serão 80 dias de operação para receber 93 atracações. A previsão é de que, no período, mais de 350 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, passem pelo terminal.
Para o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, os cruzeiros marítimos são uma das mais completas modalidades de lazer para os visitantes.
“Ao entrar no navio, os turistas não precisam se preocupar com embarques e desembarques em aeroportos, traslados e roteiros. O ambiente costuma oferecer grande estrutura de lazer e de serviços. É um importante segmento do Turismo, gerador de milhares de postos de trabalho e de renda para as cidades que recebem o enorme fluxo de passageiros transportados”, disse o secretário.
No carnaval, entre 24 e 28 de fevereiro, haverá um número ainda maior de embarcações: serão sete navios, com os picos de atracação nos dias 26 e 27.
Semanas depois, em março, será a vez do navio de luxo Le Soléal atracar na cidade do Rio de Janeiro. Com capacidade para 264 passageiros, essa é a primeira embarcação comercial no mundo a atravessar a rota marítima do norte – ligação entre o Atlântico Norte e o Oceano Pacífico.
A maioria dos navios que chegam no Píer Mauá será atendida pelo novo sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Píer Mauá, fruto de parceria com a Cedae. O equipamento, que começou a funcionar em julho, tem capacidade para retirar e transportar – por meio de um grande tubo coletor subterrâneo localizado na Avenida Rodrigues Alves – todo o esgoto produzido pelas embarcações.
Segundo o diretor de Distribuição e Comercialização da Cedae, Marcello Motta, desde a instalação do sistema já foram direcionados à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Caju mais de 11,1 milhões de litros de esgoto.
“Nossa expectativa é que evitemos que pelo menos 3/5 deste número sejam lançados pelos navios de dezembro deste ano a fevereiro de 2017”, explicou o diretor da Cedae.
Também chamado de Eixo Sanitário, o sistema atende com água potável quatro embarcações de grande porte simultaneamente. Antes, os navios que atracavam ao Píer Mauá eram abastecidos por balsas pipa.