Plantio de mudas nos morros do Pão de Açúcar e da Urca

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa responsável pela administração do tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro, promoveu ontem um mutirão para plantar espécies nativas da Mata Atlântica nas áreas verdes dos morros do Pão de Açúcar e da Urca.
O mutirão foi planejado pelo projeto Pão de Açúcar Verde, iniciativa que há 13 anos executa atividades para recuperação ambiental nas faces leste e sul do Pão de Açúcar e de conservação da Mata Atlântica. Foram plantadas mudas de ipê amarelo, pau-brasil e palmeira juçara, doadas pela prefeitura.
Segundo a engenheira ambiental do Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Roberta Pena, pela plantação de espécies em uma área de conservação, é possível resgatar e preservar a biodiversidade. “Estamos introduzindo as espécies em uma área de conservação porque é uma área que tem muitas espécies exóticas invasoras, chamadas assim porque ameaçam a biodiversidade local. Elas tomam o lugar das espécies típicas da região. Esse é um dos principais motivos da extinção de espécies. O resgate da biodiversidade é muito importante para a qualidade ambiental da unidade de conservação, que controla a qualidade do ar, a temperatura, e a qualidade das águas e dos alimentos”, disse.
Desde segunda-feira (1º), a data tem sido celebrada com plantação de mudas no alto do Morro Pão de Açúcar. Nesta sexta-feira, as mudas foram plantadas na parte baixa do morro, para garantir fácil acesso a crianças e idosos interessados em participar. O projeto é coordenado por Domingos Teixeira, que realiza no local, de forma voluntária, mutirões de cultivo de plantas típicas da Mata Atlântica todo primeiro domingo de cada mês.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!