PM expande aplicativo que permite registrar ocorrência e avaliar conduta de policiais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
 
  A Polícia Militar do Rio vai expandir, a partir do dia 7 de agosto, o Sistema de Ocorrência Virtual (SOVi), permitindo que toda corporação faça registro de ocorrência no local do crime, além da possibilidade de avaliação da conduta dos militares. O projeto – que atende crimes de menor potencial ofensivo, como briga de vizinhos, injúria, e difamação – já havia sido implementado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, em junho de 2019.
Segundo o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, o aplicativo vai permitir uma redução no tempo de deslocamento e, consequentemente, um maior aproveitamento do trabalho militar. “Atualmente, a viatura vai até o local, qualifica e identifica os envolvidos, ouve a versão de cada um, e o policial militar preenche o documento e conduz para a delegacia. Se falarmos do Centro da Cidade, tem uma delegacia na esquina, mas pensa em Campos, as vezes a delegacia está a mais de 100km”, informou.
“(No novo sistema) o policial militar vai continuar fazendo essa primeira identificação só que, a partir disso, ele já vai enviar a documentação para a delegacia virtualmente. Ou seja, não vai perder tempo de deslocamento. O documento vai para a delegacia, o delegado vai validar o relatório feito pelo militar e já envia direto pra justiça” completou Fliess, que pontuou sobre a avaliação de conduta: “É fundamental ter esse feedback para poder melhorar o atendimento. Além da sociedade ser ouvida, o policial militar também vai se sentir na obrigação de fazer bem feito”.

Questionado se o projeto poderia levar ao acúmulo de trabalho do policial, o porta-voz informou que os agentes já realizam o procedimento e, na verdade, teriam seu trabalho poupado. “O policial militar já faz esse registro e, por falta de comunicação virtual, ele é obrigado a refazer na delegacia. Ele não vai ter nenhum trabalho extra, ele já faz esse registro. Atualmente, esse documento que ele produz (na ocorrência) é repetido na delegacia e acaba ficando apenas para consumo interno da corporação”.

Ainda segundo Fliess, o aplicativo também vai permitir uma maior agilidade para os envolvidos na ocorrência. “Se você se envolver em uma ocorrência e quiser uma cópia do documento, além de no dia ter que ir na delegacia, você tem voltar 72h depois pra poder pegar a cópia. Com o SOVi, ao passo que o delegado recebe, cada um dos envolvidos também recebem no email uma cópia do registro”, finalizou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!