Policiais civis da 53ª DP (Mesquita) estouraram um galpão, em Mesquita, na Baixada Fluminense, usado para armazenamento e processamento de cobre furtado. Durante a ação, nesta terça-feira (05/05), três pessoas foram presas em flagrante e mais de 100 quilos de cobre já reciclados foram encontrados no local.
De acordo com os agentes, o imóvel, localizado no bairro Banco de Areia, funcionava como um centro de reciclagem clandestino. Os fios chegavam com revestimento, eram cortados, descascados e passados por uma máquina especializada, usada para granular ou cobre. O produto final era armazenado em sacos para venda.
No interior do galpão, além do cobre já processado, foi encontrada grande quantidade de material em diferentes fases do processo de descaracterização para reutilização. O espaço não possuía qualquer tipo de autorização para funcionamento, tampouco nota fiscal do material apreendido.
Os presos não apresentaram nota fiscal do material e informaram que eram apenas o serviço de um proprietário, que não compararam à delegacia, mesmo após serem notificados. Os três foram autuados por recepção baixa.