Polícia prende Fu da Mineira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Fu foi encaminhado para 39ª DP (Pavuna) e BOPE reforçou a segurança do local Foto: Ivan Teixeira
Fu foi encaminhado para 39ª DP (Pavuna) e BOPE reforçou a segurança do local
Foto: Ivan Teixeira

O Estado desarticulou mais uma facção do Rio de Janeiro. Em uma operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) realizada no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, foram presos seis integrantes do Comando Vermelho, que formavam uma das quadrilhas mais violentas do Rio de Janeiro. Os traficantes Ricardo Chaves de Castro Lima, mais conhecido como Fu da Mineira, e Claudio José de Sousa Fontarigo, o Claudinho da Mineira, são dois dos detidos. Fu era rival do traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, que morreu no último sábado durante ação policial. Fu da Mineira era procurado e por sua captura era oferecida recompensa de R$ 10 mil.
Além de Fu e Claudinho da Mineira, foram presos Eduardo Luís Paixão, o Duda; Rafael Silva Santos, o Guerreiro; Robson Aguiar de Oliveira, o Binho; e Cezar Augusto Alta de Araújo, o PQP. Todos dormiam no interior do imóvel, alugado pelos bandidos dentro de um condomínio localizado no Complexo do Chapadão, na Pavuna. “Nós precisamos colocar um fim nessas pessoas que usam armas de guerra, estamos preparando uma alteração no estatuto do desarmamento. Uma pessoa dessas tem que ter uma responsabilidade penal grande, por estar com uma arma potente que atinge alguém a quatro quilômetros de distância. Queremos dar um basta nessa idolatria por armas de guerra” disse o secretário de Segurança do Estado, José Maria Beltrame, durante entrevista coletiva. Ele classificou as prisões como “brilhantes”.

Além de Fu, foram presos Claudinho da Mineira, Duda, Guerreiro, Binho e PQP, principais chefes da maior facção do Rio
Além de Fu, foram presos Claudinho da Mineira, Duda, Guerreiro, Binho e PQP, principais chefes da maior facção do Rio

A operação contou com 20 homens e um veículo blindado. Segundo um PM que participou da operação, foi apreendido “um verdadeiro arsenal bélico”. Foram encontrados um fuzil ponto 50 e três fuzis calibre 762 e um fuzil calibre 556, todos municiados e carregados. Os seis presos foram encaminhados para a 39ª DP (Pavuna) e transferidos em seguida para o Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

 

Patrulhamento reforçado

Segundo a Polícia Militar, o patrulhamento na RJ-081 (Via Light) foi reforçado. A ronda na região é dividida entre o 20º BPM (Mesquita), responsável pelos municípios de Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, e o pelo 41º (Irajá), responsável também pela área da Pavuna. A via é usada como rota de fuga de bandidos oriundos do Complexo do Chapadão. Ainda segundo a PM, oito viaturas estão fazendo o patrulhamento durante ao longo dia.

 

Rivalidade entre facções

Componentes de facções rivais, Playboy (Amigos dos Amigos) e Fu (Comando Vermelho) escaparam da prisão logo após receberem o benefício da progressão de pena e entrarem no regime semiaberto. Playboy deixou o Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niterói, região metropolitana do Rio, em 2009. Já Fu cumpria pena em um presídio de segurança máxima em Rondônia, região Norte do país, quando recebeu o benefício e o direito de visitar a família, em agosto de 2013. Ambos não retornaram a cadeia.
Uma conversa entre os dois vem sendo divulgada por grupos de WhatsApp. Nela, Playboy manda recado para Fu e Claudinho da Mineira, combinando um “cessar fogo” na região das favelas que dominavam em Costa Barros. “Não estou pedindo trégua pra ninguém, não. Vocês são de uma facção, eu sou de outra. É guerra de sangue. Mas estou aqui para não chamar mais atenção da mídia, pro morador ficar tranquilo, pra criança poder brincar”, avisou Playboy na época.

 

Medo cresce com morte de Playboy

Áudios ameaçadores estão surgindo nas redes sociais. Muitos deles amedrontam moradores que sentem medo da represália de traficantes. Em São João de Meriti, a universitária Isabelle da Silva, de 23 anos, tem medo do trajeto que faz diariamente para ir ao estágio. “Desde a morte do Playboy que áudios vêm sendo repassados no whatsApp. Não sei se é verdade ou não, mas fico aflita. Ainda mais por ter que pegar o ônibus na Via Light uma área usada por eles para chegar até a Baixada”, contou ela. Ainda segundo a jovem, da sua residência foi possível ouvir tiros na manhã de ontem.
Já em Belford Roxo, segundo uma moradora que pediu para não ser identificada, após o anúncio da operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), unidade especial da Polícia Civil, que resultou na morte de Playboy, o comércio na Comunidade do Gogó da Ema, dominada pela facção ADA, fechou as portas. “Meu padrasto que mora no Bom Pastor contou que a comunidade ‘está de luto’. O comércio foi fechado, mas já está parcialmente aberto”, contou ela. Para a moradora, na Comunidade do Castelar, dominada pelo Comando Vermelho, o clima foi de festa. “No Castelar, deu pra ouvir os tiros ‘comemorativos’, mas a polícia finalizou a festa deles. O Caveirão permaneceu lá durante todo o domingo”, disse ela. Ainda segundo a moradora, traficantes do Morro da Mineira estariam migrando para comunidades de Belford Roxo.
Uma atitude parecida aconteceu no município de Japeri. Com o anuncio da prisão do chefe do tráfico da região, Ipojucan Soares de Andrade, conhecido também como Coroa do Guandu, o comércio foi fechado e moradores receberam toque de recolher na última quinta-feira (6).
Cerca de 100 comunidades dominadas pelo Comando Vermelho localizadas em cidades da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita e Japeri, serão afetadas com a prisão de um dos líderes da facção, o Fu da Mineira. Já a morte de Playboy, refletiu em cerca de 26 comunidades dominadas pela facção Amigos Dos Amigos (ADA), como em Nova Iguaçu, São João de Meriti e parte de Nilópolis.

 

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!